AS POTENCIALIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO EM SALA DE AULA
Abstract
O presente trabalho contribui para a reflexão do desenvolvimento de práticas que abordam o letramento visual crítico, mediado pelo livro didático (LD), a partir de textos verbo-visuais ou visuais que fomentam as atividades de leitura. Discutimos alguns termos relevantes para a temática, como letramento, multiletramentos e multimodalidade em seus vários contextos. Embasamo-nos, principalmente, nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992;2003), Multiletramento (ROJO; MOURA, 2016; 2019) e STREET (2013 [1984]). Ressaltamos a posição do LD frente às possibilidades de trabalho com o texto não como um produto, mas como agente de um processo que demanda práticas de letramento visual crítico para depreender as representações das relações de poder, calcadas na assimetria e manifestas nos textos verbo-visuais ou visuais e, com isso, apontar para as possíveis intervenções que o professor pode realizar a partir deste livro didático, objetivando estabelecer mudanças de práticas de trabalho com o ensino de leitura.
References
BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Formação do professor como agente letrador. – 1. ed. 5. reimp. – São Paulo: Contexto, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BUNZEN, Clecio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). 1. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 73-117.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: Gêneros textuais: reflexões e ensino. KARWOSKI, Beatriz Gaydeczka; SIEBENEICHER, Brito (Orgs.). – 4. ed. 2. reimp. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011, p. 137-152.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
--------------. Analysing discourse. Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Parábola, 2017.
GONZÁLEZ, César Augusto. Variação linguística em livros de português para EM. In: Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. ZILLES, Ana Maria Stahl; FARACO, Carlos Alberto (Orgs.). 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p.225-245.
KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ler e escrever? Linguagem e letramento em foco. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: Gêneros textuais: reflexões e ensino. KARWOSKI, Beatriz Gaydeczka; SIEBENEICHER, Brito (Orgs.). – 3. ed. 2. reimp. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017, p. 17-31.
______. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? In: Revista do INEP, Em aberto, n. 69, 1996.
OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 9º ano. 5. ed. Barueri: IBEP, 2018.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Multiletramentos na escola. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). – 1. ed. 2. reimp. - São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.11-31.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. – 3. ed.; 5. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
KATO, Mary A. No mundo da escrita. – 7. ed.; 7. reimp. – São Paulo: Editora Ática, 2004.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VIEIRA, Josenia Antunes; MACEDO, Denise Silva. Conceitos-chave em análise de discurso crítica. In: Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. BATISTA JR. et al. (Orgs.). 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018. p.48-77.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).