COERÊNCIA TEXTUAL: ANALISANDO UMA PRODUÇÃO DE TEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este artigo aborda o modo como alguns alunos do ensino fundamental constroem a questão da coerência textual em suas produções de texto. A coerência, no âmbito dos estudos da Linguística Textual, é considerada como um fator de textualidade. Assim, objetivamos analisar e problematizar o modo como os alunos produzem a coerência de seu texto, quando a ele é demandado escrever em sala de aula. A ancoragem teórica dar-se-á em autores como: Koch e Travaglia (2001), Marcuschi (1983), Michel Charolles (1978). O método de análise é constituído pelo movimento de pensar a produção textual, como um objeto simbólico que é fruto das demandas escolares. Assim, a metodologia empregada para obtenção dos dados foi a análise textual da escrita de aluno do ensino fundamental II tendo como princípio norteador dessa análise a Linguística Textual.
References
BAKHTIN, M, VOLOCHINOV, V, N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Bastos (Org.) Língua Portuguesa, História, Perspectivas, Ensino. São Paulo, EDUC, PUCSP. 1998, pp. 101-119.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília, 1997.
BUARQUE, Regina Lucia. Reescrita de textos na escola: efeitos da interferência de uma professora em processos de produção textual. Revista eletrônica de educação de Alagoas. Volume 01. Nº 01.2013
COSTA VAL, Maria das Graças. Redação e textualidade. 3ª. ed. São Paulo:Martins Pontes,2006
GERALDI, João Wanderley. Ler e escrever – uma mera exigência escolar? V Fala outra Escola. Gepec. São Paulo, 2010.
GALVES, Charlotte, Eni P.Orlandi, Paulo Otoni. O texto: leitura e escrita. 3ª edição revisada. Campinas, São Paulo: Pontes, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfield Villaça E Luiz Carlos Travaglia. A coerência textual. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, Ingedore Grunfield Villaça.O texto e a construção dos sentidos. 9. Ed., 2ª impressão. São Paulo: Contexto, 2009.
LUIZ, Antonio Marcuschi. Gêneros textuais: Reflexão e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,2011.
MUSSALIN, Fernanda & Anna Christina BENTES (2001) (orgs.) Introdução à Lingüistica: Domínios e Fronteiras. Volumes 1 e 2. São Paulo: Cortez Editora (2001).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).