A FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID-UERN: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Abstract

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, e objetiva discutir as significações produzidas por bolsistas de iniciação á docência acerca do processo formativo no contexto do PIBID-UERN. Para a aproximação das significações, seguiu-se o viés da pesquisa qualitativa, alicerçada nos estudos teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e colaboradores amparada no Materialismo Histórico-Dialético. Metodologicamente, utilizaram-se entrevistas reflexivas Szymanski (2011) para produção das informações e a proposta de núcleos de significação de Aguiar, Ozella (2013); Aguiar, Soares, Machado (2015) para análise das significações. A investigação nos permitiu aproximarmos das significações das bolsistas, como também, evidenciou o caráter de relevância que o programa tem constituído para a formação inicial nos cursos de licenciaturas no contexto da UERN.

Author Biographies

Francisca Verônica Pereira Moreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Licenciada em Pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Educação pela UERN.

Silvia Maria Costa Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP. Professora do Curso de Mestrado em Educação – PósEduc - UERN.

References

AGUIAR, Wanda M. Junqueira. SOARES, Júlio Ribeiro. MAHADO, Virgínia Campos. Núcleos de Significação: Uma proposta Histórico-Dialética de Apreensão das Significações. Cadernos de Pesquisa. V. 45, n. 155, p. 56-75, Jan/Jun 2015.

AGUIAR, Wanda Maria J; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan/abr 2013.

AGUIAR, Wanda M. Junqueira. et al. Reflexões sobre sentido e significado. In BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES; M Graça M. FURTADO. A Dimensão Subjetiva da Realidade: Uma Leitura Sócio-Histórica. São Paulo: Cortez, 2009.

AGUIAR, Wanda Maria J. Consciência e Atividade: categorias fundamentais da Psicologia sócio-histórica. In: BOCK, Ana Mercês B., GONÇALVES, Maria da Graça M. e FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores associados, 1993.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FURTADO, Odair. O psiquismo e a subjetividade social. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M, FURTADO, Odair. (orgs.). Psicologia Sócio-Histórica – uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2002. 75-93.

GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; BOCK, Ana M. Bahia. A dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. In: IN BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES; M Graça M. (Orgs). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.

GONÇALVES, Maria da Graça Marchina. Psicologia, subjetividade e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2010.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Nova horizonte, 1987.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

SOARES, Júlio Ribeiro. Atividade Docente e Subjetividade: Sentidos e Significados Constituídos pelos Professores Acerca da Participação dos Alunos em Atividades de Sala de Aula. 326 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’ água, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2º grau. Série formação geral).

SZYMANSKI, Heloísa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico para a entrevista em educação. Mimeo, 2011.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª Ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published
2020-04-24