O CAMINHO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
Diante do recente processo de expansão da educação superior no Brasil e o consequente aumento nos índices de evasão de estudantes, este artigo buscou identificar as principais causas que levam a desistência e nortear o desenvolvimento de ações que impactem na redução desse fenômeno nas IES do país. Para tanto, utilizou-se da metodologia qualitativa, através da análise bibliográfica de artigos científicos, que versam sobre o assunto. Observou-se que, aproximadamente 65% dos motivos que levam a evasão estão relacionadas a fatores externos e questões pessoais, enquanto 45% referem-se ao ambiente acadêmico. A partir dessa constatação, tende-se a sugerir como estratégia de redução da evasão o desenvolvimento de programas, projetos e ações, por parte das IES, que proporcionem maior interação entre professor e aluno, melhorias das condições de infraestrutura, acompanhamento e atendimento aos estudantes, incentivo às habilidades e respeito às individualidades, além do apoio financeiro e psicológico.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior Acesso em 06 dez 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior: graduação. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior Acesso em 02 out 2019.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior públicas. Andifes, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FURTADO, Vanessa Viégas Alves; ALVES, Tiago Wickstrom. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise a partir dos alunos da UNISINOS. Fortaleza: Revista Contextus/UFC, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.
KOELLN, Ricardo Egídio. Evasão na UFT: um estudo sobre as perdas ocorridas no período de 2004-2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, p. 194. 2016.
LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, 2012.
MACHADO, Sérgio P.; MELO FILHO, João Massena; PINTO, Ângelo C. A evasão nos cursos de graduação de química: uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Rio de Janeiro: Química Nova, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000700008#back1 Acesso em 02 out 2019.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MICHAELIS. Dicionário de língua portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ Acesso em 28 dez 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 02 out 2019.
RISTOFF, Dilvo. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: Cadernos do GEA, 2013.
SALES JÚNIOR, Jaime Souza. Uma análise estatística dos fatores de evasão e permanência de estudantes de graduação presencial da UFES. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo. p.113. 2013.
TINTO, Vincent. Promoting student completion one class at a time. Chicago/Estados Unidos, 2012.
TINTO, Vincent., Student success and the building of involving educational communities, Chicado/Estados Unidos, American Association of State Colleges and Universities, 2013.
VELOSO, Tereza. Christina. M. A.; ALMEIDA, Edson Pacheco de. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá: um processo de Exclusão. Cuiabá: Revista Série-Estudos, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).