DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO
Abstract
A pesquisa tem como tema o direito à educação e as pessoas com deficiência. O problema da pesquisa: as atuais políticas públicas da educação promovem a inacessibilidade das pessoas com deficiência ao atendimento educacional especializado? O objetivo geral é evidenciar os principais fatores que causam a inacessibilidade das pessoas com deficiência na educação básica. Objetivo específico é verificar a existência de direitos das pessoas com deficiência nas políticas públicas. Opta-se pelo método dedutivo com apoio da pesquisa bibliográfica. Como resultado observou-se que o regime democrático, as dificuldades como as restrições físicas, mentais, intelectuais devem ser enfrentadas nas escolas públicas de forma que as pessoas com deficiência tenham proteção e desenvolvimento de sua geração.
References
APPIO, Eduardo. Controle Judicial das Políticas Públicas no Brasil. Curitiba: Juruá, 2012.
BUCCI, Maria Paula Dallari. Políticas Públicas e Direito Administrativo. Revida de Informação Legislativa, v. 34, n. 133, jan./mar. 1997 apud SANTOS, Marília Lourido dos. Interpretação Constitucional no Controle Judicial das Políticas Públicas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2006. P. 79.
BURGINSKI, Vanda Micheli. O “novo” desenvolvimentismo da CEPAL: contrarreforma do Estado, empregabilidade e redução de direitos no Século XXI. Brasília, 2016. Orientador: Ivanete Salete Boschetti Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Política Social.
CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber. Identificação, prevenção e repressão. – 5 ed – Belo Horizonte: Editora D`Plácido, 2019.
CARIAGA, Maria Helena Silva. “A particularidade da prática com famílias nos Centros de Referência da Assistência Social de Palmas do Tocantins”. São Paulo, 2011. Orientador: Professora Dra. Myrian Veras Baptista. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DALLARI, Dalmo de Abreu; KORCZACK, Janusz. O direito da criança ao respeito. Sammus Editorial. 3º ed. 1986. p. 21.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Nuno Garcia Lopes. Lisboa: Edições 70, 2007.
FRANCISCO, Papa. Laudato Si’, Louvado sejas, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo, Edições Loyola, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.
HABERMAS, Jürgen. A Inclusão do Outro. Estudos de teoria política. Tradução: George Sperber e Paulo Astor Soethe (UFPR). São Paulo: Edições Loyola, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
ANÍSIO TEIXEIRA. Inep Censo escolar 2018. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf>. Acesso em: 29 set. 2019.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. 2. Ed. Piracicaba: Unimep, 1999.
KEMP, Kênia. Homem e Sociedade. – São Paulo: Editora Sol, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. 4. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
OLIVEIRA, Márcio Luís de. A Constituição juridicamente adequada. – Belo Horizonte: Editora D’plácido, 2016.
SECCHI, Leornado. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. – 2. ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2013.
VIEIRA, Andréa Fioroti Zacarias. O Direito à Educação Básica na Constituição Federal. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).