O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LEITURA E ESCRITA
Abstract
O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o processo de Alfabetização e Letramento dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular no município de Araguatins. Os principais objetivos da pesquisa são compreender a relação existente entre Alfabetização e Letramento, assim como sua importância para a aprendizagem das crianças nessa fase de escolarização. Conhecer as principais metodologias utilizadas pelos professores e suas dificuldades. Para esclarecer tais questões, buscou-se como referência de literatura o embasamento em grandes estudiosos e autores sobre a temática em estudo com destaque para: Soares (2017), Tfouni & Pereira (2009), Tfouni, Pereira & Assolini (2017), Carvalho (2013), entre outros. Realizou-se uma pesquisa utilizando o método qualitativo, com o qual os dados foram obtidos através da aplicação de entrevista semiestruturada e a análise realizada de maneira descritiva constatando, entre outras descobertas, que vários fatores interferem na aquisição da aprendizagem sobre a leitura e a escrita, e entre estes, a falta de acompanhamento e participação familiar na vida escolar dos filhos.
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