O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO SISTEMA DE ENSINO MILITAR

Abstract

Nos últimos anos, os processos de ensino-aprendizagem têm passado por profundas transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais na educação e os recursos computacionais estão cada vez mais presentes neste processo educativo. O presente artigo tem por objetivo verificar a importância do uso da Realidade Aumentada no Sistema de Ensino Militar, apresentando algumas implementações, no contexto da formação de recursos humanos da Aviação do Exército, baseado na utilização da Realidade Aumentada. Desse modo, realizou-se um estudo bibliográfico, para fazer uma discussão teórica, com uma abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados encontradas em plataformas on-line. Os resultados mostraram-se promissores no uso dessa tecnologia como ferramentas na melhora dos processos de ensino-aprendizagem. Conclui-se pela necessidade de adoção de estudos mais aprofundados a respeito da Realidade Mista, no contexto educacional, na formação de recursos humanos, a fim de municiar os tomadores de decisões com informações de apoio.

Author Biographies

Wellington Guaraciaba Pinheiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau). 

Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica – Área de Organização Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau). 

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Published
2022-09-13