PARADIGMA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA PEDAGÓGICA DE NATUREZA CONSTRUTIVISTA NA DOCÊNCIA SUPERIOR
Abstract
O respectivo artigo tem como tema: Possibilidades didáticas de organização dos planos, projetos de ensino no paradigma emergente, que deu origem ao título e faz uma reflexão a respeito da construção teórica pedagógica de natureza construtivista para modificar sua prática pedagógica e melhorar essa interlocução do ensino aprendizado, com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica de natureza construtivista na docência superior, abordando os principais pontos de referências: O Professor na Prática Pedagógica; O Conhecimento interdisciplinar; O Paradigma Educacional Emergente, para que se reflita numa nova construção teórica pedagógica na visão da natureza construtivista para desenvolver a autonomia, a autocrítica, a certeza de estar contribuindo dentro da formação profissional e nas mudanças no paradigma educacional.
References
CUNHA, M. I. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias e questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14. 2008. Porto Alegre. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2008. v. 1. p, 465 -476.
DEWEY: Maria Nazaré de Camargo. Filosofia e experiência Democrática. São Paulo: Perspectiva. Editora Universidade de São Paulo, 1990. 138 p. ISBN. 85-273- 0028-1.
FERRARI, Márcio. Emília Ferreiro. Revista Educar e Crescer, 01 jul. 2011. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emilia-ferreiro-306969.shtml. Acesso em 19.07 2017.
GEORGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, D; SAVEGNANI, P. Universidade e compromisso social. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
MORAES, M.C. Informática educativa: Dimensão e propriedade pedagógica. Macei/Al mimeo. (1993).
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 13 ed. Porto: Afrontamento, 2002.
SANTOS, Mariangela Santana Guimarães. Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciaturas da UEMA/ Mariangela Santana Guimarães Santos- Teresina, 2010.
SHON, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).