CULTURA CORPORAL NA INFÂNCIA: POR QUE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a concepção de brincadeira como atividade dominante na infância e importância da cultura corporal nesse período, a partir dos estudos de L. S. Vigotski, A. Leontiev, D. Elkonin e seus continuadores. Os estudos realizados a partir deste referencial teórico nos possibilitam afirmar que as brincadeiras são atividades dominantes das crianças entre 03 e 06 anos e determinam as mudanças mais significativas de seu psiquismo. Por meio dos jogos protagonizados, as crianças sanam suas necessidades de serem iguais aos adultos e de participar do seu mundo, bem como se apropriam da cultura corporal, produzida e transmitida historicamente por gerações. Concluímos, portanto, que os jogos e brincadeiras, como manifestações da cultura corporal podem constituir-se um meio para o enriquecimento da cultura corporal das crianças e favorecer o desenvolvimento de suas funções psíquicas para a atividade dominante posterior, atividade de estudo.
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