DIÁLOGOS SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Abstract
O estudo objetiva discutir como o ato de avaliar, enquanto parte do processo de ensino e aprendizagem, torna-se campo de investigação e debate na própria prática docente, na medida em que a escola é entendida como espaço de vivência e ressignificação de si e do outro. Para tanto, parte-se do percurso histórico da avaliação enquanto prática institucionalizada no Brasil, atendo-se às nuances do processo educacional em sua relação com as principais teorias da aprendizagem. Buscamos, nesse sentido, dialogar com teóricos que discutem o ato de ensinar e aprender dentro e fora da escola, como Cipriano Luckesi, Michel Foucault e Paulo Freire, por meio de uma apreciação dialética da História da Educação. O resultado da revisão teórica foi de contradições e implicações do modelo avaliativo coercitivo, ainda empregado no sistema educacional brasileiro.
References
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Brasília, DF.
CARMINATTI, Simone Soares Haas; BORGES, Martha Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.23, n. 52, maio/ago. 2012. Disponibilidade em:<http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/. Acesso em: 04 fev. 2019.
DATRINO, Roberto Cezar; DATRINO, Iraci Ferro; MEIRELES, Pedro Henrique. Avaliação como processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação, vol.13, n 15, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. A escola – Poema do Acervo do Instituto Paulo Freire. Disponibilidade em:<http://www.paulofreire.org.>. Acesso em: 25 fev. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luciane Albernaz de Araújo; FREITAS, André Luis Castro de. A prática docente a serviço da transformação social. Curitiba: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011.
FREITAS, Sirley Leite; COSTA, Michele Gomes Noé da; MIRANDA, Flaviane Assis de. Avaliação educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v.6, n. 16, jan./abr. 2014. Disponibilidade em: <http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/viewFile/217/pdf>. Acesso em: 04 fev. 2019.
FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE, Presidente Prudente, 2006.
LEITE, Vicente. Psicologia da Educação. São Paulo: IBETEL, 2017.
LUCKESI, C. Avaliação de aprendizagem escolar. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
_______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MIRANDA, Juliana. Um breve histórico da avaliação. Disponibilidade em:< http://redes.moderna.com.br/2016/09/02/um-breve-historico-da-avaliacao/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
SANTOS, Antonio Carlos Matias dos. Fundamentos Filosóficos, históricos, sociais, culturais da educação. Disponibilidade em:. Acesso em: 19 fev. 2019.
ZANON, Denise Puglia; ALTHAUS, Maiza Margraf. Instrumentos de avaliação na prática pedagógica universitária. Disponibilidade em: <http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/legalcode>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).