O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO POR MEIO DA RETEXTUALIZAÇÃO DE CAUSOS
Abstract
Este trabalho tem como objetivos refletir sobre as dificuldades encontradas para trabalhar a produção textual na educação básica e também propor possibilidades para superá-las por meio de uma sequência didática com a finalidade de reduzir marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos escritos, levando para a sala de aula de um oitavo ano os processos de retextualização propostos por Marcuschi (2010) e o contínuo recomendado por Bortoni-Ricardo (2004). Assim, os alunos puderam refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as modalidades falada e escrita, respeitando as características do gênero textual em questão, por meio da retextualização de causos orais em escritos. Tendo como base estudos feitos também por Fávero (2014), Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2011), Rojo (2009) e nas considerações dos PCN (1998). Foi possível observar a ampliação da competência da escrita, além do resgate cultural de práticas discursivas locais.
References
ANTUNES, I. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, F. A.; PALOMANES, R. (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016, p. 9-21.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARREIRO, I. M. F. Ser professor: representações sociais da profissão no curso de formação em exercício. In: VIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. São Paulo: UNESP (Universidade Estadual Paulista), 2005. Palestra. p. 318-326.
BATISTA, G. A. Entre causos e contos: gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular. 2005. 216f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2007.
BERTI, M. M. G. Recursos coesivos em narrativas orais e escritas: uma sequência didática a partir de causos populares. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2015.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em Língua Materna: a Sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BRASIL. SEF - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ELIAS, V. M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: contexto, 2014.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa. In: ELIAS, V. M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: contexto, 2014, p. 13-27.
GALVÃO, M. A. M.; AZEVEDO, J. A. M. A oralidade em sala de aula de língua portuguesa: o que dizem os professores do ensino básico. Filologia e Linguística Portuguesa. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 249-272, jan./jun. 2015.
KLEIMAN, A. B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD. p. 487-517, set./dez. 2008.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2017.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. (org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.
______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. (orgs). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 65-84.
ROCHA; G. R. V. Do causo oral para o escrito: Uma proposta de ampliação do letramento por meio da retextualização. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTOS, C. F. O ensino da língua escrita na escola: dos tipos aos gêneros. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B. (orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-26.
SCHNEUWLY & DOLZ. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das letras, 2004.
SOARES, M. Linguagem e escola – uma perspectiva social. São Paulo: Editora Ática, 2001.
STORNIOLO, J. P. A.; CRUZ, M. N. Significando a formação inicial do professor alfabetizador. VIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. São Paulo: UNESP (Universidade Estadual Paulista), 2005. Palestra. P. 327-336.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).