A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Abstract
O presente artigo analisa e contextualiza a gestão democrática na educação brasileira não somente como princípio pedagógico, mas como também um preceito constitucional, com o objetivo de descrever o contexto histórico em que a gestão democrática passa a ser um princípio constitucional, neste artigo analisou-se o avanço e entrave engendrados nesse princípio constitucional, descreve-se como a gestão democrática é configurada em todos os marcos legais e políticos, abordando os conceitos de participação social e participação popular e por fim, abordando as contradições para a construção de processos democráticos na educação na perspectiva da parceria público-privada.
References
ADRIÃO, T.; CAMARGO, R. B. A gestão democrática na Constituição Federal de 1988.
BRASIL. _____. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jul. 2017.
BRASIL. ______. Lei Federal N. 10.172, de 09 jan. 2001. Brasília, 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm> Acesso em: 5 jul. 2017.
BRASIL. ______. Lei Federal N. 13.005, de 25 jun. 2014. Brasília, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 07 mai. 2015
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 jul. 2017.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2010, Brasília. Construindo o Plano Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias. Disponível em:< http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/doc_base_conae_revisado2.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2017
PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação e Sociedade. Campinas: v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).