PARA PENSAR CULTURAS INFANTIS- TESTEMUNHOS DISCENTES SOBRE ARTE/MOVIMENTO COMO ESPAÇOS FORMATIVOS NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Denise Aquino Alves Martins Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Poiesis. Formação docente. Narrativas discentes. Experiência estética.

Resumo

A poiesis na formação acontece nesse espaço de errâncias e (in)constâncias acadêmicas, num curso de formação de professores no norte do país. Pensar práticas do desassossego consigo e o outro, na busca de processos e lugares ocupados do corpo, movimento e arte, territórios de cultura produzidos. Quais os desafios da profissão para pensar e agir com as culturas infantis de nossos dias? Que disponibilidades corporais estão colocadas? Das redes e teias tecidas no ardor do trabalho e paixão pela vida, encontrar versos, signos, pensamentos sobre/com o imaginar, criar, inventar, numa cronogênese de construções de espaços vitais na profissão. Que percepções os estudantes possuem desta experiência? Que sentidos/aprendizagens levaram para sua formação e prática docente? Que relações percebem entre corpo, arte e movimento para sua formação e conhecimento de si? Nos projetos de sala de aula as disponibilidades nas relações de alteridade são destacadas como elementos da concentração acadêmica no fazer diverso das normas do “eu devo”, na busca por rupturas de protocolos, bem como a compreensão de um fazer coletivo, de abertura de ambientes aquecidos, na interligação de fios de teias/redes de proteção para pensar uma profissão produtora de si- um pathos.

Biografia do Autor

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), especialização na área de ensino pela UFPel (1990), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) na área de formação de professores e doutorado em Educação pela Fae da UFPel (2014). Atuou como professora e coordenadora de escola da rede municipal de Pelotas (RS) por mais de 10 anos. No ensino superior foi docente de curso de formação de professores em instituições privadas da cidade de Palmas e Paraíso. Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Curso de Pedagogia com as disciplinas: Arte/educação, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Arte e do Movimento e Teoria dos Jogos e Recreação. Coordena o subprojeto de Pedagogia do Pibid no Campus de Palmas (UFT). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, memórias docentes, experiência estética, narrativas discentes na formação e protagonismo discente/docente.

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Publicado
2019-11-11