IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NO ENSAIO HOW IT FEELS TO BE COLORED ME, DE ZORA NEALE HURSTON
Abstract
Muitos estudiosos da crítica pós-colonial debatem sobre as dificuldades para descrever a subjetividade de um indivíduo ou de um grupo social. No entanto, muitas narrativas escritas tanto por ou acerca de colonizadores como de indivíduos explorados e oprimidos servem de testemunho e dão voz a estas ‘minorias’. No ensaio autobiográfico How it feels to be colored me (1928), Zora Neale Hurston opta por destacar a riqueza da herança cultural do sul dos Estados Unidos ao descrever a autoafirmação e resistência de uma menina negra que, apesar da discriminação e os reveses dela advinda, se mostra orgulhosa de sua identidade. Este artigo norteia-se pela hipótese de que ao escolher embarcar em uma jornada pessoal com foco na valorização de sua cultura, seu folclore e tradições orais, sua obra revelará também uma visão de liberdade e igualdade coletiva.
References
ASHCROFT, B, et al. (org.). Post-Colonial Transformation. London: Routledge, 2001.
BAYM, N. (General Editor). The Norton Anthology of American Literature. Volume 2, Shorter 7th edition, London/New York: W.W Norton & Company, 2008.
BEAULIEU, E. A. (Ed.). Writing African American Women: An Encyclopedia of Literature by and about Women of Color. Vols. 1 and 2. Westport, Connecticut: Greenwood Press, 2006.
BONNICI, T. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá. Eduem, 2005.
FANON, F. Pele negra, mascaras brancas. Trad. De Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FIGUEIREDO, E. Construção de Identidades Pós-Coloniais na Literatura Antilhana. Niterói: Eduff, 1998.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HURSTON, Z. N. How it feels to be colored me, 1979. In: BAYM, N. (General Editor). The Norton Anthology of American Literature. Volume 2, Shorter 7th edition, London/New York: W.W Norton & Company, 2008.
LOOMBA, A. Colonialism / Postcolonialism. London: Routledge, 1998.
SPIVAK, G. C. Can the Subaltern Speak? In: ASHCROFT, B; GRIFFITHS, G; TIFFIN, H. The Post-colonial Studies Reader. London: Routledge, 1995, p. 24-28.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).