LINGUÍSTICA COGNITIVA E ENSINO: FRAMES NO TEXTO “CIRCUITO FECHADO (2)”, DE RICARDO RAMOS, E A SUA RELAÇÃO COM A INFERENCIAÇÃO
Abstract
Este artigo objetiva analisar o modo como a inferenciação se relaciona com a noção de frames, por meio da análise do conto “Circuito Fechado (2)”, de Ricardo Ramos, e propor estratégias de ensino fundamentadas na investigação. Em relação à metodologia, identificou-se os frames a partir da catalogação disponível nas plataformas FrameNet e FrameNet Brasil. Aqueles que não estavam catalogados foram descritos com base em textos de Fillmore e Duque. Os resultados mostraram que essas estruturas permitem o preenchimento das informações implícitas de um texto por meio da inferenciação. Ademais, os frames que constituem a narrativa estão relacionados e podem ser hierarquizados em superframe, frames básicos e subframes. Observou-se, também, que a metonímia pode ser um mecanismo de acionamento de frames. Este trabalho contribui para a ampliação da noção de inferenciação, traz novas percepções acerca da noção de frame e auxilia no desenvolvimento de abordagens de ensino de leitura e interpretação.
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