A BUSCA DA IDENTIDADE NA FICÇÃO DE LIVIA GARCIA-ROZA E TATIANA SALEM LEVY

  • Raquel Martins Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Olívia Aparecida Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Perla Araújo Morais Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma relação de aproximação entre os romances Meu Marido (2006), de Livia Garcia-Roza e A Chave de Casa (2007), de Tatiana Salem Levy, no que diz respeito às confluências presentes nas obras acerca da temática da busca por identidade(s), com vista a entender o sujeito feminino contemporâneo. Para tanto, faz-se necessário analisar a questão da identidade cultural, nos termos de Stuart Hall, do sujeito pós-moderno como ser que carrega dentro de si múltiplas identidades nas quais estão sempre em transformação. À luz de teorias feministas, como as desenvolvidas por Regina Dalcastagnè e outras, o corpus deste trabalho procura, também, integrar a questão da identidade cultural com a questão da identidade feminina, corroborando para a compreensão da construção e reconstrução da imagem da mulher a partir da rememoração e narração dos fatos passados com o intuito de dar sentido à existência no presente.

 

Author Biographies

Raquel Martins Alves, Universidade Federal do Tocantins

Professora licenciada pelo Curso de Letras - Português e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto Líber de Pós-Graduação. Tem experiência na educação com o Ensino Fundamental II e Médio, bem como na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária, Autoria feminina contemporânea, Estudos Feministas e de Gênero. Atualmente cursando Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional.

Olívia Aparecida Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, narrativa contemporânea, memória, autobiografia.

 

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Mia Couto, Literatura e História, Identidade Cultural, Transculturação, Walter Benjamin, Monstruosidade. É professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Tocantins e líder do grupo de pesquisa NELA: Núcleo de estudos de Literaturas Africanas e Portuguesa, cadastrado no CNPQ.

References

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1970. 309 p.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 160 p.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012. 207 p.

DUARTE, Constância Lima. O cânone e a autoria feminina. In: SCHMIDIT, Rita Terezinha. Mulheres e Literatura - (Trans) Formando Identidades. Porto Alegre: Palotti, 1997. 211 p.

GARCIA-ROZA, Livia. Meu marido. Rio de Janeiro: Record, 2006. 188 p.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios á multiterritorialidade. Porto Alegre, 2004. Disponibilidade em: . Acesso em: 05 set. 2018.

HALL, Stuart. A Questão da Identidade Cultural. 10 ed. Campinas: DP&A, 2003.

LEVY, Tatiana Salem. A chave de Casa. Rio de Janeiro: Record, 2010. 189 p.

SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 133 p.

SCHMIDT, Rita Terezinha. Em Busca da História não contada: ou o que acontece quando o objeto começa a falar? Letras, Santa Maria, n. 16, p. 183-196, janeiro/junho 1998. Disponibilidade em: . Acesso em: 28 ago. 2018
Published
2019-05-09