INTERFACES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO PIPAS-UFF EM 2023: DIÁLOGOS TEÓRICO-PRÁTICOS

Palavras-chave: Pedagogia Social. PIPAS-UFF. Extensão. Portfólio.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama do trabalho desenvolvido no curso de extensão em Pedagogia Social para o século XXI do projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), durante o ano de 2023, e tem como objetivo evidenciar o percurso de elaboração dos trabalhos finais do curso (portfólios), desenvolvidos a partir de ações sociopedagógicas promovidas de forma voluntária pelos cursistas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consiste na pesquisa qualitativa, pautada no aspecto teórico-prático da pesquisa, como opção epistemológica, por meio da coleta de dados e documentos, posteriormente análise e reflexão acerca do material produzido pelo PIPAS-UFF. Como referencial teórico para embasamento deste estudo: Freire (1992), Furter (2006), Araújo (2015), Minayo (2009), dentre outros autores afins. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à proposta do curso, aceitação e conclusão do trabalho proposto.

Biografia do Autor

Margareth Martins de Araújo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências (pela UFRJ). Doutorado em Educação pela (pela UNICAMP). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades. Coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social: Projeto PIPAS-UFF. Coordena do Curso de Extensão em Pedagogia Social para o século XXI.

Francisco da Silva Alves , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEDUC-RJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor Doc I Educação Especial na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEDUC-RJ).  

 

Referências

ARAÚJO, Martins Margareth. Pedagogia Social: Diálogos com Crianças Trabalhadoras. São Paulo: Editora Expressão e Arte, 2015.
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Publicado
2025-02-18