ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS À LUZ DAS TEORIAS DO CURRÍCULO: QUE SUJEITO SE PRETENDE FORMAR?

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Teorias do Currículo. Formação de sujeitos. Iramuteq. Gephi.

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é o Projeto Político Pedagógico de uma determinada Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino situada no Estado do Tocantins com vistas a evidenciar como se materializa, no documento, o tipo de sujeito que a escola pretende formar. Subsidiados pelas contribuições advindas das Teorias do Currículo e com auxílio dos Softwares Iramuteq e Gephi, buscamos compreender quais são as visões de currículo e de formação de sujeitos expressas no documento oficial produzido pela referida escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório-descritivo, cujos resultados apontam para a necessidade de um olhar mais crítico e com embasamento teórico-metodológico visando a construção do documento a fim de evitar inconsistências e incoerências capazes de deturpar a intenção formativa da escola.

Biografia do Autor

Sabrinna Aparecida Rezende Macedo, Secretaria da Educação do Tocantins (SEDUC-TO)

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Graduada em Física (UFG). É professora de Física na Rede Estadual de Ensino do Tocantins (SEDUC-TO). 

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor e Mestre em Educação para a Ciência (Unesp-Bauru). Graduado em Física (Unesp-Rio Claro). Professor Associado do Instituto de Física da UFG e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG. 

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Publicado
2024-01-22