COLÉGIO DOM ALANO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO EM PALMAS – TOCANTINS

  • Maria de Lourdes Leoncio Macedo Secretaria da Educação do Tocantins (SEDUC-TO)
  • Darlene Araújo Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Jocyleia Santana Dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0003-2335-121X
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Novo Ensino Médio.

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir sobre a contribuição do Projeto Político Pedagógico (PPP) no desenvolvimento e fortalecimento da área de ciências humanas no ensino médio no Colégio Estadual Dom Alano Mary Du Noday, localizado em Palmas, Capital do Estado do Tocantins, região amazônica brasileira. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e de análise documental. O Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino segue os padrões orientativos da Secretaria de Educação, no entanto, em relação à contribuição do PPP da unidade de ensino, referente à área de ciências humanas e sociais aplicadas, condiz com o que estabelece as diretrizes curriculares preconizadas nos marcos legais e documentos normativos nacionais que tratam sobre o ensino de história. No PPP observa-se a ênfase em ações alusivas às datas comemorativas em detrimento de temas que fomentariam a formação da consciência histórica.  Desse modo, concluímos que o PPP caminha na mesma perspectiva do que propõe a BNCC, ou seja, não valora a área de ciências humanas.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, Secretaria da Educação do Tocantins (SEDUC-TO)

Doutoranda em educação (UFT-EDUCANORTE). Mestre em educação (UFT). Graduada em História (UEM). Professora da rede estadual de ensino do Tocantins.  

Darlene Araújo Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (PGEDA - Rede EDUCANORTE - Polo UFT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Jocyleia Santana Dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação (UEPA). Doutora em História (UFPE). Mestre em História (UFPE). Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFT).

Referências

CEDAC, Comunidade Educativa. Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar / textos Comunidade Educativa CEDAC. – São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

GADOTTI, Moacir. Autonomia da escola: princípios e preposições. São Paulo: Cortez, 1997.

LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: histórias das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

PADILHA, Paulo R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. 5 ed. São Paulo: Cortez. Instituto Paulo Freire, 2005.

PALMAS, SEDUC. Projeto Político Pedagógico: Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday-CEDAMDN, Palmas, Tocantins, 2023.

TOCANTINS. SEDUC. Documento Curricular do Tocantinsv- etapa ensino médio. Palmas, CEE, 2022.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino e aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos pedagógicos para elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

Publicado
2024-01-22