IMPACTOS DOS LABORATÓRIOS REMOTOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE TALONE PINHEIRO

Palavras-chave: Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Experimentação Remota. Aprendizagem Inclusiva. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do uso de laboratórios remotos. O estudo tem como objetivo investigar como o uso desses recursos educacionais sensibiliza o processo de aprendizagem de alunos com TEA. Os dados foram coletados na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, localizada em Palmas, estado do Tocantins, Brasil. Foram utilizados questionários e observações para avaliar a experiência e a percepção dos estudantes. Concluiu-se que os laboratórios remotos representam uma abordagem promissora para o ensino inclusivo desses estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagem acessíveis e inclusivas. Dessa forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre o uso de laboratórios remotos na aprendizagem de estudantes com TEA, destacando sua relevância como uma ferramenta educacional efetiva e apontando caminhos para futuras pesquisas nesse campo.

 

Biografia do Autor

Lenilda Batista de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Modelagem Computacional de Sistema pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Geografia (UEPB). Bacharel em Direito (IEPO). Professora da Secretaria da Educação (Seduc - TO). 

George Lauro Ribeiro Brito , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Engenharia Elétrica, Orientador no Programa de Pós-graduação em Governança e Transformação Digital (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PROFIAP (Mestrado). Docente Associado da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ACHUTHAN, K. et al. Remote triggered dual-axis solar irradiance measurement system. IEEE Transactions on Industry Applications, v. 56, n. 2, p. 1742-1751, 2020. DOI: 10.1109/TIA.2020.2966156. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8957619. Acesso em: 10 abr. 2023.

ACHUTHAN, K. et al. Impact of Remote Experimentation, Interactivity and Platform Effectiveness on Laboratory Learning Outcomes. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 18, n. 1, 2021, p. 38. DOI: 10.1186/s41239-021-00272-z. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-021-00272-z. Acesso em: 19 abr. 2023.

ACHUTHAN, K.; KOLIL, V. K.; DIWAKAR, S. Using virtual laboratories in chemistry classrooms as interactive tools towards modifying alternate conceptions in molecular symmetry. Education and Information Technologies, v. 23, n. 6, p. 2499-2515, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-018-9727-1. Acesso em: 21 maio 2023.

AGUILERA-HERMIDA, A. P. College students’ use and acceptance of emergency online learning due to COVID-19. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100011, 2020. DOI: 10.1016/j.ijedro.2020.100011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266637402030011X. Acesso em: 15 jun. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

ANDRUNYK, V. et al. Modelagem do sistema de recomendação para a síntese de complexos de informação e tecnologia para a educação de alunos com autismo. In: IEEE – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (CSIT), 14., 2019. Anais […]. Lviv, Ukraine, p. 183-186, 2019. DOI: 10.1109/STC-CSIT.2019.8929776.

BALI, S.; LIU, M. C. Students' Perceptions toward Online Learning and Face-to-Face Learning Courses. Journal of Physics: Conference Series, v. 1108, n. 1, p. 12094, 2018. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1108/1/012094/pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

CAMPISI L. et al. Autism spectrum disorder. British Medical Bulletin, v. 127, n. 1, p. 91-100, 2018. DOI: 10.1093/bmb/ldy026. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0140673618311292. Acesso em: 17 maio 2023.

CDC. Centro de Controle de Doenças e Prevenção. Prevalência e características do transtorno do espectro do autismo entre crianças de 8 anos – Rede de monitoramento de deficiências de desenvolvimento e autismo, 11 locais, Estados Unidos, 2020. Surveillance Summaries, v. 72, n. 2, p. 1-14, March 24, 2023. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/ss7202a1.htm?s_cid=ss7202a1_w. Acesso em: 28 maio 2023.

FONTANA, L. B.; PEREIRA, D. S.; RODRIGUES, T. P. O impacto do transtorno autista nas relações familiares. Brazilian Journal of health Review, v. 3, n. 3, p. 6336-6340, may./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-185. Acesso em: 11 jun. 2023.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 28 mar. 2023.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 10 jun. 2023.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 10 mai. 2023.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 9 jun. 2023.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 9 jun. 2023.

GARCIA-ZUBIA J. et al. Empirical Analysis of the Use of the VISIR Remote Lab in Teaching Analog Electronics. IEEE Transactions on Education, v. 60, n. 2, p. 149-156, May 2017. DOI: 10.1109/TE.2016.2608790.

GROUT, I. Remote Laboratories as a Means to Widen Participation in STEM Education. Education Sciences, v. 7, n. 4, p. 85, 2017. DOI: 10.3390/educsci7040085.

GROUT, I. Laboratórios remotos de apoio ao acesso a laboratórios de engenharia elétrica e de informação (EIE) para alunos com deficiência. In: CONFERÊNCIA ANUAL DA EAEEIE (EAEEIE), 25., 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1109/EAEEIE.2014.6879377. Acesso em: 17 jun. 2023.

HERADIO, R.; DE LA TORRE, L.; GALAN, D.; CABRERIZO, F. J.; HERRERA-VIEDMA, E.; DORMIDO, S. Laboratórios virtuais e remotos na educação: uma análise bibliométrica. Computers & Education, v. 98, p. 14-38, 2016. DOI: 10.1016/j.compedu.2016.03.010.

KÄRNÄ, E. et al. Educators' Engagement with Children with Autism Spectrum Disorder in a Learning Environment with Multiple Technologies in Finland and China. Interactive Learning Environments, v. 28, n. 1, 2020, p. 50-64. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10494820.2018.1512002?needAccess=true. Acesso em: 25 abr. 2023.

KOLIL, V. K.; MUTHUPALANI, S.; ACHUTHAN, K. Virtual experimental platforms in chemistry laboratory education and its impact on experimental self-efcacy. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n. 30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-020-00204-3. Acesso em: 11 jun. 2023.

LEVIN, Z. Working Memory and Autism Spectrum Disorder: Diagnosing Autism Spectrum Disorder Using the CAM-C and WISC-V, 2022. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/30479ce7e0c45664992fb835398bd31c/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y. Acesso em: 11 maio 2023.

LOWE, D.; NEWCOMBE, P.; STUMPERS, B. Evaluation of the use of remote laboratories for secondary school science education. Research in Science Education, v. 43, n. 3, p. 1197-1219, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11165-012-9304-3. Acesso em: 11 maio 2023.

NEDUNGADI, P. et al. Pedagogical Support for Collaborative Development of Virtual and Remote Labs: Amrita VLCAP. In: AUER, Michael E. et al. (Ed.). Cyber-Physical Laboratories in Engineering and Science Education. [S. l.]: Springer Cham, 2018. p. 219-240. DOI: 10.1007/978-3-319-76935-6_9.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Autism spectrum disorders. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 10 jun. 2023.

ORDUÑA P. et al. Classifying online laboratories: Reality, simulation, user perception and potential overlaps. In: 2016 INTERNATIONAL CONFERENCE ON REMOTE ENGINEERING AND VIRTUAL INSTRUMENTATION (REV), 13., Madrid, Spain, p. 224-230, 2016. Anais […]. Disponível em: https://doi.org/10.1109/REV.2016.7444469. Acesso em: 18 jun. 2023.

ORDUÑA P. et al. The WebLab-Deusto Remote Laboratory Management System Architecture: Achieving Scalability, Interoperability, and Federation of Remote Experimentation. Cyber-Physical Laboratories in Engineering and Science Education, p. 17-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76935-6_2. Acesso em: 13 jun. 2022.

PASCALIS, T. et al. Remote Lab meets Virtual Reality – Enabling immersive access to high tech laboratories from afar. Procedia Manufacturing, v. 43, p. 25-31, 2020. DOI: 10.1016/j.promfg.2020.02.104.

SHI, Y.; DAS, S.; DOUGLAS, S.; BISWAS, S. Uma IoT vestível experimental para gerenciamento do autismo baseado em dados. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS E REDES DE COMUNICAÇÃO (COMSNETS), 9., 2017. DOI: 10.1109 / comsnets.2017.7945435.

SOUZA L. B. et al. Revisão Narrativa do uso de Laboratórios Remotos no ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista à luz da teoria da distância transacional. Revista Conhecimento Online, v. 1, janeiro/junho 2023. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v1.3021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3021. Acesso em: 22 jun. 2023.

SOUZA, L. B. Análise da aprendizagem de estudantes autistas utilizando laboratórios remotos. 2023. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2023.

SOUZA, L. B.; BRITO, G. L. R.; MOREIRA, P. L. Os Laboratórios Remotos e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista durante a pandemia da covid-19. Revista Humanidades & Inovação, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8149. Acesso em: 28 abr. 2023.

THO, S. W.; YEUNG, Y. Y. Technology-enhanced science learning through remote laboratory: system design and pilot implementation in tertiary education. Australasian Journal of Educational Technology, v. 32, n. 3, p. 96-111, 2016. DOI: 10.14742/ajet.2203.

ZAPATA-RIVERA L. P. et al. Scalable. Ad Hoc, Low Cost, Mobile, Online Laboratories. In: 2018 LEARNING WITH MOOCS (LWMOOCS), Madrid, Spain, 2018, p. 155-158. DOI: https://doi.org/10.1109/LWMOOCS.2018.8534612.

Publicado
2024-01-22