OS LABORATÓRIOS REMOTOS E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Coronavírus. Covid-19. Laboratório Remoto. Tecnologias Assistivas e Autismo.

Resumo

Na atual era pandêmica da Covid-19, quase todas as instituições de ensino foram forçadas a passar por uma transformação abrupta, de ensino presencial para ensino remoto, on-line, em um curto período e em um ritmo acelerado.  Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e apresentar algumas questões relativas à execução de atividades de laboratório remoto e verificar como podem ser melhorados os métodos educacionais tradicionais e contribuir no processo de aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de literatura com abordagem qualitativa por meio da qual foram examinados 34 artigos encontrados nas bases de dados Wiley InterScience, Science Direct–Elsevier, ACM Digital Library, IEEE Xplore e Harvard Library, tendo como recorte temporal os últimos 12 anos. Como resultado, as evidências demonstraram que os laboratórios remotos poderão melhorar os métodos de ensino e proporcionar melhorias na aprendizagem destes estudantes.

Biografia do Autor

Lenilda Batista de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Modelagem Computacional de Sistema pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Geografia (UEPB). Bacharel em Direito (IEPO). Professora da Secretaria da Educação – (Seduc).

George Lauro Ribeiro Brito , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Engenharia Elétrica. Docente Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Patrick Letouzé Moreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado
2023-02-06