PRÁTICA DOCENTE À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA

Palavras-chave: Ensino de História. Base Nacional Comum Curricular. Professores.

Resumo

O artigo tem por objetivo de compreender a prática docente no ensino de história do ensino fundamental à luz das contribuições teórico-metodológicos da BNCC. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa com base em análise de fonte bibliográfica e documental, dentre outros, e as leis que subsidiem a BNCC como: Constituição (1988) Lei de Diretrizes e Bases  BNCC (2018) PNE e DCT, entre outros. Diante das análises perpetradas durante a pesquisa, compreende-se que a contribuição científica do estudo ocorre mediante algumas inquietações do que é proposto como objeto de conhecimento do componente curricular de história, nas competências e habilidades e consequentemente nas contribuições da prática docente. Concluiu-se com a pesquisa que é preciso que o documento da BNCC seja mais realista e coerente nas contribuições metodológico para os professores e que a maior mudança apontada no processo de aprendizagem dos estudantes seja de fato a de aprender a pensar historicamente.

Biografia do Autor

Seila Sousa dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduada em Coordenação Pedagógica, (UFT), Graduada em Pedagogia pela (UFT) e Professora da rede Municipal de Educação de Miracema do Tocantins.

Maria de Lourdes Leôncio Macedo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação (UFT-EDUCANORTE), Mestre em Educação (UFT),Graduada em História (UEM), Professora da rede estadual de ensino do Tocantins.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela UEPA. Doutora em História pela UFPE. Coorde­na o Mestrado Acadêmico em Educação Palmas/ Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22