ABORDAGENS DINÂMICAS: REVOLUCIONANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavras-chave: Documento Curricular do Tocantins. Metodologias Ativas. Prática docente

Resumo

Neste artigo, apresenta-se parte de uma pesquisa de mestrado, em curso, cujo objetivo é identificar  e analisar as concepções dos professores de Geografia da rede estadual de ensino, especificamente do Ensino Fundamental - Anos Finais  na cidade de Palmas, no estado do Tocantins. Com a compreensão de que o ensino de Geografia deve objetivar formar cidadão participes ativos e conscientes da e na construção da sociedade, realiza-se um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, divido em duas etapas,  a primeira  apresenta o Estado da arte sobre os trabalhos de metodologias ativas e o ensino de Geografia disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); na segunda, faz-se uma discussão sobre Orientações Curriculares e as metodologias ativas no ensino de Geografia, como essas metodologias podem auxiliar nos dois eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Documento Curricular do Tocantins (DCT), autonomia do estudante e raciocínio geográfico.

Biografia do Autor

Jerusa Vilhena de Moraes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo.

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Publicado
2024-01-22