A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CIÊNCIA CIDADÃ:UM ESTUDO DE CASO NO IFS - CAMPUS ARACAJU

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ciência Cidadã. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino- Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar as principais dificuldades no processo de ensino- aprendizagem de matemática nas turmas de 2º e 3º anos do Proeja do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil do IFS - campus Aracaju. Os objetivos específicos incluem compreender a percepção dos alunos sobre o ensino de matemática, avaliar como as dificuldades dos professores afetam a aprendizagem, identificar os conteúdos com os quais os alunos têm mais dificuldades e criar um podcast educacional envolto da ciência cidadã. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória com entrevistas semiestruturadas, além de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando referências teóricas como Paulo Freire, Vigotsky, entre outros. Os resultados indicaram que os alunos enfrentaram dificuldades principalmente devido à quantidade de cálculos, enquanto os professores não relataram dificuldades no ensino. A análise dos dados foi feita com base no discurso de Michelat. O uso de podcasts e entrevistas contribuíram para responder às perguntas de pesquisa. Quanto ao Proeja no IFS, houve variação nos números de ingressantes e formandos ao longo dos anos, sendo recomendada uma reavaliação institucional para atender ao decreto que institui o programa. Recomenda-se a criação de mais podcasts para abordar conteúdos relacionados às dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Joelma Campos Santos Barros, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Pedagoga com Habilitação em Supervisão Escolar, Especialista em Formação Profissional e Gerenciamento Participativo- Universidade Federal de Sergipe-UFS. Especialista em Educação e Gestão Administrativa/Associação de Ensino Pio Décimo, Especialista em Docência para Educação Profissional-Senac-DN, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica-IFS.

José Franco de Azevedo, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1992), licenciado em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes (2005), Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Servidor Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Atua no Mestrado do ProfEPT nas disciplinas de Gestão e Memória na Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

MONTEIRO e PREITO. EDUCAÇÃO MATEMATICA OU ENSINO DA MATEMATICA: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS. UNICRUZ, UNINIFRA-R5, 2012. SOMES, Heloisa Maria.A ação docente na educação profissional São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004. BRASIL. Recreto n° 7.566 de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitães dos Estados da Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensina profissional primário e gratuito. Colleccão das Leis da República dos Estados Unidos do Brazil - 1909. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, v. 2, p. 445-447, 1913. OLIVEIRA, Elenilce Gomes de Novos Caminhos na Educação Profissional Brasileira?Educação Profissional: análise contextualizada, Fortaleza:SEFET-CE,2005
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos