PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A rápida evolução das tecnologias digitais têm transformado de forma irreversível a sociedade e suas formas de comunicação. Docentes e discentes contemporâneos estão imersos em uma cultura de meios de comunicação, e a escola deve se adequar a essas transformações, integrando conhecimentos e experiências dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem com novos saberes e tecnologias, buscando tornar o aprendizado mais motivador, inovador e crítico. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou examinar o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para auxiliar na produção textual dos indivíduos. O objetivo geral foi compreender como a utilização de ferramentas digitais poderia aprimorar as práticas de escrita, permitindo a construção de diversos gêneros discursivos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos (FME-NITERÓI). A partir de revisão bibliográfica e análise de questionário preliminar de investigação, que indicou o potencial das tecnologias digitais para apoiar os processos de escrita, identificaram-se ferramentas digitais com tal propósito. Desenvolveu-se, em seguida, Sequência Didática (SD) com atividades envolvendo produções textuais por meio de recursos tecnológicos variados, que culminaram na criação de oito filmes de curta-metragem de animação em stop motion. As avaliações, de natureza qualitativa, realizaram-se ao longo da aplicação da SD e da análise dos resultados. Como conclusão, verificou-se que a proposta gerou significativo aumento no engajamento, motivação e protagonismo dos indivíduos para as práticas de produção textual. Além disso, observou-se o crescimento das habilidades de socialização e trabalho em equipe por meio do emprego de Metodologias Ativas.
Referências
Martins Fontes, 2003.
______. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello & Carlos Alberto
Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em:
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base.
Brasília, DF, 2018. Disponível em:
BATISTA, A. A. R. A realidade aumentada como estratégia para a promoção da leitura e escrita. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 10 n. 1, 2023. Disponível em:
CAIADO, R.; FONTE, R. F. L. da; BARROS, I. B. do R. Metodologias ativas e novas
competências docentes: uma experiência de produção de textos imagéticos no meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2682–2700, 2021. Disponível em:
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e para o
escrito: apresentação de um procedimento. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
FREIRE, Paulo; DONALDO, Macedo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do
mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à internet
e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em:
JÚNIOR, Wilson Corrêa da Fonseca; WILSON, C. Análise de conteúdo: métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v. 380, 2005.
MARTINS, Rita Mara Pires. Metodologias ativas e tecnologias digitais nas aulas de
produção escrita em língua portuguesa: uma sugestão de aplicabilidade. Jaguarão (RS), 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) – Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2022. Disponível em:
MELLO, Adriene Ferreira de et al. 190. Problematizar e projetar nas aulas de português: as metodologias ativas como estratégias potencializadoras. Revista Philologus, [S. l.], v. 25, n. 75 Supl., p. 2657-74, 2019. Disponível em:
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade.
18a ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e
telemáticas. In: ______.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Ed). Novas tecnologias e
mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2010.
______. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto;
MORALES, Elisa Torres (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências
Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa:
FocaFoto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Elvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações.
Observatório Socioeconômico da COVID-19 , Santa Maria (RS): UFSM/FAPERGS, v. 9,
2020. Disponível em:
RODRIGUES, Renato Guimarães; SILVA, José Luiz Teixeira da; SILVA, Marcos Antonio.
Aprofundando o conhecimento sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) de
Vygotsky. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 2-15,
2021. Disponível em:
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São
Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______.; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros
discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, v. 6, n. 1, p. 383-387, 2012. Disponível em:
SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: UFRGS, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em:
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 14a ed. São Paulo: Editora Cortez,
2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade
escolar. In: ______.; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001, p. 103-119.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
______. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZSCHISCHE, D. Stop Motion e Storytelling: criar vídeos e animações num piscar de olhos. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (Org.). Aplicações para Dispositivos Móveis e
Estratégias Inovadoras na Educação. Lisboa: Ministério da Educação, 2020, p. 35-46.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).