A CONVERSAÇÃO ATIVA COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PSICANÁLISE: UMA ESCRITA EM DOIS TÓPICOS

Palavras-chave: Psicanálise. Conversação. Metodologia. Adolescência. Internet.

Resumo

O presente artigo apresenta e discute o dispositivo da conversação ativa como método de pesquisa e intervenção psicanalítica nas instituições. A discussão considera especialmente o uso desse dispositivo para tratar de uma questão que nasce das demandas de educadores relativas a alguns usos da internet por adolescentes e aos impasses deles decorrentes, como, por exemplo, a formação de sintomas e adoecimentos. Descreve a forma como as conversações são realizadas e sugere uma chave de leitura que se baseia na teoria lacaniana dos discursos para analisar o material fruto dos encontros.

Biografia do Autor

Juliana Tassara Berni, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado e mestrado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em pesquisas voltadas para a área de interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Laboratório de pesquisa Além da Tela: psicanálise e cultura digital.

Patricia da Silva Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Psicologia pela UFMG, Mestre em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Pesquisadora do Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital. Atuação como psicóloga/psicanalista no atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos.     

Nádia Laguárdia de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Doutorado e Mestrado em Educação pela UFMG, e Graduação em Psicologia pela UFMG. É professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. (UFMG) Coordena o grupo de pesquisa: Além da Tela: psicanálise e cultura digital, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. É autora do livro: A escrita virtual na adolescência: uma leitura psicanalítica (Editora UFMG), e co-organizadora de vários livros. Ênfase na produção acadêmica e profissional junto aos temas: psicanálise e cultura digital, psicanálise e educação, clínica psicanalítica com crianças e adolescentes.   

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Publicado
2023-08-11