PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE O GÊNERO DISCURSIVO MEME

Palavras-chave: Produções acadêmico-científicas. estudo bibliográfico. Memes.

Resumo

o objetivo deste trabalho é o de apresentar e discutir o levantamento bibliográfico de produções acadêmico-científicas do Brasil, entre 2010 a 2020, a respeito do trabalho com o gênero discursivo meme, principalmente, na área da Linguística Aplicada, em contexto da sala de aula, sob a perspectiva dialógica da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio da coleta de informações em duas bases de dados. Assim, foi possível delinear um panorama geral de pesquisas que tematizam o trabalho com o gênero. Os resultados apontam que, apesar de existirem produções voltadas para a prática de leitura do gênero discursivo meme, em contexto educacional, ainda se faz necessário o desenvolvimento de investigações voltadas à perspectiva dialógica da linguagem, haja vista que a maior parte dos trabalhos está vinculada às áreas da Linguística, Linguística Aplicada e Linguagem e Letramento.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professora do curso de Letras (UFT). Bolsista produtividade CNPq.

Referências

BDTD. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O que é? Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2019. [online]. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CELANI, M. A. A. Afinal o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z de; CELANI, M. A. A. (org.). Linguística Aplicada. São Paulo: EDUC, 1992. p. 15-24.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 1976.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
MOITA LOPES, L. P. da. Pesquisa interpretativista em Lingüística Aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 10, n. 2, 1994.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31
SILVA, A. A. da. Memes virtuais: gêneros do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Revista Travessias, v. 10, n. 3, p. 341-361, 2016.
Publicado
2024-01-22