EDUCAÇÃO LITERÁRIA ECOFORMATIVA E INTER/TRANSDISCIPLINAR: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CIENTÍFICO LITERÁRIO PARA O ENSINO DE LITERATURA

Palavras-chave: Inter/transdisciplinaridade. Pensamento Complexo. Letramento Científico Literário. Ecoformação.

Resumo

O ensino de literatura visa, sobretudo, ao cumprimento do dispositivo estabelecido para o ensino médio pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional/1996, que defende o aprimoramento do educando, numa perspectiva humanística, com formação ética e com o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Situado nos campos da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários, este artigo assume uma abordagem investigativa inter/transdisciplinar, tendo como objetivo discutir conceitos sobre os paradigmas moderno e tradicional da ciência e o paradigma emergente, complexo tradicional e o modo como eles delineiam o paradigma da Educação Literária Ecoformativa, promotora do Letramento Científico Literário no ensino médio. De natureza qualitativa, a pesquisa é teórica, do tipo bibliográfica.

Biografia do Autor

Mario Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura. Professor do Curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional (UFT). 

Maria da Conceição de Jesus Ranke , Educação Básica do Estado do Tocantins (Seduc/TO)

Doutora em Letras (UFT).  Mestre em Ensino de Língua e Literatura (UFT).  Especialização em Leitura e Produção Escrita pela mesma instituição. Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa/Inglesa) pela UFT. Professora efetiva da Seduc/TO e atua no Conselho Estadual de Educação (Assessoria de Educação Superior).

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos