COMO O ESTUDANTE APRENDE? CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Aprendizagem. Metodologias Ativas. Tecnologia. Trabalho docente. Estudante.

Resumo

O cenário atual de crise pandêmica impôs novas demandas a todos os setores, especialmente ao setor educacional, com a diversidade de tempo e espaço do trabalho docente, quando foi suspenso o ensino presencial e implantado o ensino remoto, mediado pelas tecnologias, para a continuidade do processo pedagógico. Nessa perspectiva, esse artigo é derivado da dissertação de mestrado “Tecnologia e trabalho docente: desafio de engajar estudantes no ensino remoto” que buscou articular a relação entre o ensino remoto, a tecnologia, as metodologias ativas e a aprendizagem. A opção metodológica foi definida como de natureza qualitativa, de caráter exploratório, cujo procedimento técnico foi a pesquisa bibliográfica. Temos como resultado reflexões e análise para um novo padrão de ensino e aprendizagem, no contexto pandêmico com mudança de metodologias, pelo professor objetivando engajar os estudantes, ou seja, reinventando sua prática pedagógica.

 

Biografia do Autor

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro reconhecido pela UFRJ. Professora dos programas de pós-graduação: PGCult/UFMA e PPGE e RENOEN/ UEMA. Professora Adjunta do Departamento de Educação CECEN/UEMA.

Valdilene de Jesus Oliveira Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Ciências da Educação Universidade do Minho, Mestre em Cultura e Sociedade pela (UFMA) Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado
2024-01-22