CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO PARENTAL

Palavras-chave: Dialética. Desigualdade Social. Escola. Exercício Parental. Escola. Pandemia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de contextualizar a modalidade do ensino remoto durante a pandemia e suas implicações na relação parental. Foi feito um levantamento de obras publicadas nos anos de 2020, 2021 e 2022 nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSI), periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontaram reflexos dos aspectos socioeconômicos no acompanhamento escolar dos estudantes durante o ensino remoto e uma dialética de sentimentos dos pais durante esse processo. Também houve um novo modo de existir dos pais, a partir de uma diversidade de estratégias adotadas para o exercício da relação parental. Este estudo reflete a necessidade da construção de estratégias a serem desenvolvidas pelas políticas educacionais a fim de minimizar os impactos da desigualdade social que reflete diretamente no processo de aprendizagem dos alunos e na relação parental.

Biografia do Autor

Miriã Lima Malheiros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Psicologia da Saúde pelo Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Docente do Centro Universitário FG (UNIFG). Psicóloga Clínica. 

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

Referências

ARAUJO, Denise Conceição Garcia; OLIVEIRA, Letícia Natália de; BERETTA, Regina Célia De Souza; BITTAR, Cléria Maria Lobo. Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877. Acesso em: 5 set. 2022.

ARRUDA, Robson Lima. Prefiro a escola: percepções de alunos e familiares sobre o ensino remoto emergencial. Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 1-13, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/737/643. Acesso: 5 set. 2022.
BERTELLI, Edilane; MOSER, Liliane; GELINSK, Carmem Rosario Ortiz Gutierrez. Famílias, mulheres e cuidados: efeitos da pandemia de covid-19 no estado de Santa Catarina. Oikos: Família e Sociedade Em Debate, Viçosa, v. 32, n. 1, p. 35-54, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11335. Acesso: 5 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 05/2020. Brasília: Ministério da Educação, 1 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 19/2020. Brasília: Ministério da Educação, 8 dez. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167131-pcp019-20/file. Acesso em: 5 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 5 jul. 2022.

CARVALHO, Olívia de; GALINHA, Sónia; GREGÓRIE, Ana; PAULO, Estrela. Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos, no ensino à distância. In: III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. 3., 2021, Portugal. Faro: Universidade do Algarve Campus de Penha, 2021. p. 581-607. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3878/1/Algarve%20ESEC%20-%20581-606_PRINT.pdf. Acesso em: 10 set. 2022

COSTA, Maria Aparecida Alves da; SILVA, Francisco Mário Carneiro Da. Reflexões sobre educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza-CE. Revista Húmus, Maranhão, v. 11, n. 33, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024. Acesso: 5 set. 2022.

CUNHA, Colmenero Thiago; SCRIVANO, Isabel; VIEIRA, Erick da Silva. Educação básica em tempos de pandemia: padronizada, remota, domiciliar e desigual. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 118-139, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51907/35765. Acesso: 10 set. 2022.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MINONDA, Idalva de Souza; FONSECA, Renata Gadoni. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática e da Educação, online, v. 23, n. 3, p. 150-170, set./dez. 2020. Disponível em: Acesso em: Set de 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672/751375151438. Acesso: 5 set. 2022.
GROLNICK, Wendy S.; SLOWIACZEC, Maria Louisa. Parents involvement in children’s schooling: A multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, v. 65, n. 1, p. 237-252, 1994.
LAGUNA, Thalyta Freitas dos Santos et al. Educação remota: desafios de pais ensinantes na pandemia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, supl. 2, p. 403-412, maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S200004. Acesso em: 5 set. 2022.

LINHALIS, Flávia. Famílias, o que vocês têm feito para ajudar no ensino das suas crianças durante a pandemia? Research, Society and Development, online, v. 10, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: Http://Dx.Doi.Org/10.33448/Rsd-V10i4.14319. Acesso em: 5 set. 2022.

LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662. Acesso em: 5 de set. 2022.

MEDEIROS, Renata Cristina Rocha; CARVALHO, Maria João. Educação básica em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p.133-144, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23759/16773. Acesso: 5 de set 2022.

MOURA, Beatriz Alves; PIMENTA, Daniele Lopes de Oliveira e Silva; SIQUEIRA, Maria Aparecida dos Santos; SILVA, Stella Alves Rocha da. Família na escola: uma breve análise sobre a participação da família no processo de alfabetização e letramento. PAULA, Julia Tadeu Silva dos Santos e. Produção de novos saberes do curso de pedagogia da Unisuam: discussões e práticas de ensino na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Editora Epitaya. p. 117-131.

PITOMBO, Elisia Maria; MADI. Sonia. Família no processo de alfabetização. 2021. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, p. 19-26, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-69542021000200003. Acesso em: 5 set. 2022.

QUADROS, João Eduardo. Perfil e estratégias de famílias de escolas privadas de Belo Horizonte durante a pandemia de COVID-19. Revista Entreideias, Salvador, v. 11, n. 2, p. 7-24, maio/ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/49282. Acesso em: 5 set. 2022.

REIS, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dos. A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. 2008. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Infantil e Familiar) – Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Universidade de Málaga, Málaga, 2008.

RODRIGUES, Carolina Rebelo; CORREIA, Inês Marques, MARTINS, Isabel Catarina. A escola em nossa casa: o envolvimento parental no ensino a distância. Gestão e Desenvolvimento, Portugal, n. 29, p. 357-379, 2021. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/10037. Acesso em: 5 set. 2022.
RODRIGUES, Rochelande Felipe; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; SANTOS Francinei Amorim Costa. Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores em rede. Em Rede: Revista De Educação a Distância, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: Https://Doi.Org/10.53628/Emrede.V9i1.833. Acesso: 5 de set. 2022.
SALGADO, Daiane Guimarães. Qualidade de vida de mulheres com tripla jornada: mães, estudantes e profissionais. Pretextos – Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 308-320, 2019. Disponível em: Disponível em: http://200.229.32.43/index.php/pretextos/article/view/18657. Acesso em: 3 set. 2020.
SANTOS, Edilânea Nunes dos; SANTOS Valdelice Ferreira dos; OLIVEIRA, Tereza Cristina Gomes; ROCHA, Joselfa Eleusa da. Impactos da Covid-19 na frequência de estudantes em uma escola de educação básica em Arapiraca-AL. Diversitas Journal, Alagoas, v. 7, n. 3, p. 1436-1443, 2022. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2308#:~:text=Dessa%20forma%2C%20apesar%20de%20existirem,a%20efetividade%20do%20processo%20educacional. Acesso em: 5 de set. 2022.
SANTOS, Fábio Júnior Barbosa et al. Educação em tempos de pandemia (Covid-19): Uma Análise Microssocial. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1075. Acesso em: 5 set. 2022.

WORLD Health Organization. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Situation Report – 51, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 5 abr. 2022.
Publicado
2023-05-16