CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO PARENTAL
Resumo
Este artigo tem o objetivo de contextualizar a modalidade do ensino remoto durante a pandemia e suas implicações na relação parental. Foi feito um levantamento de obras publicadas nos anos de 2020, 2021 e 2022 nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSI), periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontaram reflexos dos aspectos socioeconômicos no acompanhamento escolar dos estudantes durante o ensino remoto e uma dialética de sentimentos dos pais durante esse processo. Também houve um novo modo de existir dos pais, a partir de uma diversidade de estratégias adotadas para o exercício da relação parental. Este estudo reflete a necessidade da construção de estratégias a serem desenvolvidas pelas políticas educacionais a fim de minimizar os impactos da desigualdade social que reflete diretamente no processo de aprendizagem dos alunos e na relação parental.
Referências
ARRUDA, Robson Lima. Prefiro a escola: percepções de alunos e familiares sobre o ensino remoto emergencial. Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 1-13, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/737/643. Acesso: 5 set. 2022.
BERTELLI, Edilane; MOSER, Liliane; GELINSK, Carmem Rosario Ortiz Gutierrez. Famílias, mulheres e cuidados: efeitos da pandemia de covid-19 no estado de Santa Catarina. Oikos: Família e Sociedade Em Debate, Viçosa, v. 32, n. 1, p. 35-54, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11335. Acesso: 5 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 05/2020. Brasília: Ministério da Educação, 1 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 19/2020. Brasília: Ministério da Educação, 8 dez. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167131-pcp019-20/file. Acesso em: 5 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 5 jul. 2022.
CARVALHO, Olívia de; GALINHA, Sónia; GREGÓRIE, Ana; PAULO, Estrela. Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos, no ensino à distância. In: III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. 3., 2021, Portugal. Faro: Universidade do Algarve Campus de Penha, 2021. p. 581-607. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3878/1/Algarve%20ESEC%20-%20581-606_PRINT.pdf. Acesso em: 10 set. 2022
COSTA, Maria Aparecida Alves da; SILVA, Francisco Mário Carneiro Da. Reflexões sobre educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza-CE. Revista Húmus, Maranhão, v. 11, n. 33, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024. Acesso: 5 set. 2022.
CUNHA, Colmenero Thiago; SCRIVANO, Isabel; VIEIRA, Erick da Silva. Educação básica em tempos de pandemia: padronizada, remota, domiciliar e desigual. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 118-139, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51907/35765. Acesso: 10 set. 2022.
GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MINONDA, Idalva de Souza; FONSECA, Renata Gadoni. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática e da Educação, online, v. 23, n. 3, p. 150-170, set./dez. 2020. Disponível em: Acesso em: Set de 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672/751375151438. Acesso: 5 set. 2022.
GROLNICK, Wendy S.; SLOWIACZEC, Maria Louisa. Parents involvement in children’s schooling: A multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, v. 65, n. 1, p. 237-252, 1994.
LAGUNA, Thalyta Freitas dos Santos et al. Educação remota: desafios de pais ensinantes na pandemia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, supl. 2, p. 403-412, maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S200004. Acesso em: 5 set. 2022.
LINHALIS, Flávia. Famílias, o que vocês têm feito para ajudar no ensino das suas crianças durante a pandemia? Research, Society and Development, online, v. 10, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: Http://Dx.Doi.Org/10.33448/Rsd-V10i4.14319. Acesso em: 5 set. 2022.
LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662. Acesso em: 5 de set. 2022.
MEDEIROS, Renata Cristina Rocha; CARVALHO, Maria João. Educação básica em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p.133-144, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23759/16773. Acesso: 5 de set 2022.
MOURA, Beatriz Alves; PIMENTA, Daniele Lopes de Oliveira e Silva; SIQUEIRA, Maria Aparecida dos Santos; SILVA, Stella Alves Rocha da. Família na escola: uma breve análise sobre a participação da família no processo de alfabetização e letramento. PAULA, Julia Tadeu Silva dos Santos e. Produção de novos saberes do curso de pedagogia da Unisuam: discussões e práticas de ensino na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Editora Epitaya. p. 117-131.
PITOMBO, Elisia Maria; MADI. Sonia. Família no processo de alfabetização. 2021. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, p. 19-26, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-69542021000200003. Acesso em: 5 set. 2022.
QUADROS, João Eduardo. Perfil e estratégias de famílias de escolas privadas de Belo Horizonte durante a pandemia de COVID-19. Revista Entreideias, Salvador, v. 11, n. 2, p. 7-24, maio/ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/49282. Acesso em: 5 set. 2022.
REIS, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dos. A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. 2008. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Infantil e Familiar) – Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Universidade de Málaga, Málaga, 2008.
RODRIGUES, Carolina Rebelo; CORREIA, Inês Marques, MARTINS, Isabel Catarina. A escola em nossa casa: o envolvimento parental no ensino a distância. Gestão e Desenvolvimento, Portugal, n. 29, p. 357-379, 2021. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/10037. Acesso em: 5 set. 2022.
RODRIGUES, Rochelande Felipe; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; SANTOS Francinei Amorim Costa. Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores em rede. Em Rede: Revista De Educação a Distância, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: Https://Doi.Org/10.53628/Emrede.V9i1.833. Acesso: 5 de set. 2022.
SALGADO, Daiane Guimarães. Qualidade de vida de mulheres com tripla jornada: mães, estudantes e profissionais. Pretextos – Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 308-320, 2019. Disponível em: Disponível em: http://200.229.32.43/index.php/pretextos/article/view/18657. Acesso em: 3 set. 2020.
SANTOS, Edilânea Nunes dos; SANTOS Valdelice Ferreira dos; OLIVEIRA, Tereza Cristina Gomes; ROCHA, Joselfa Eleusa da. Impactos da Covid-19 na frequência de estudantes em uma escola de educação básica em Arapiraca-AL. Diversitas Journal, Alagoas, v. 7, n. 3, p. 1436-1443, 2022. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2308#:~:text=Dessa%20forma%2C%20apesar%20de%20existirem,a%20efetividade%20do%20processo%20educacional. Acesso em: 5 de set. 2022.
SANTOS, Fábio Júnior Barbosa et al. Educação em tempos de pandemia (Covid-19): Uma Análise Microssocial. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1075. Acesso em: 5 set. 2022.
WORLD Health Organization. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Situation Report – 51, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 5 abr. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).