CRIANÇA, INFÂNCIA E ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS
Resumo
Este artigo aborda sobre as concepções de criança, infância e escola de Educação Infantil, cujos apontamentos são decorrentes de um estudo de natureza qualitativa do tipo bibliográfico. A ideia foi trazer uma compreensão de criança e infância na sociedade ao longo do tempo, contextualizadas no início da escola de Educação Infantil para compreendê-las, em um cenário constituído historicamente, ou seja, na contemporaneidade. Os resultados refletem sobre a centralidade da família e da escola na formação da criança, para garantir que seus direitos sejam concretizados na intencionalidade educativa.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de2009,seção1,p.18.Disponívelem:
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Conselho Nacional de Educação Básica, MEC, Brasília, DCNEI – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Conselho Nacional de Educação Básica, MEC, MEC/SAB, Brasília, Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. GARMS, G. M. Z.; CUNHA, Dez.de 1996.
BRASIL. Emenda constitucional no 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União,
Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em:
CARDONA, Maria João. Educação de Infância Formação e Desenvolvimento profissional. Edição Cosmos, 2006.
CARVALHO, Adriana Fernandes Perez. RUBIATO, Karina Cássia da Silva. A perspectiva educativa do espaço físico das creches. 2012 84f. Monografia (apresentada ao final do curso de graduação em pedagogia). União das faculdades dos Grandes lagos, UNILAGO, São José do Rio Preto.
COSTA, Ana Maria Morais, ALBUQUERQUE, Antônia Janikele. O protagonismo dos movimentos sociais na conquista da educação como direito social no Brasil. Cronos: R. Pós-Grad. CI.Soc. UFRN, Natal, v. 17, n. 2, jul./ Dez. 2016.p.6-18. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13722/pdf. Acesso em 10 out. 2022.
D´ALESSIO, Marcia Mansor. Reflexões sobre o saber histórico. São Paulo, SP: UNESP, 1998.
FRABBONI, F. “A escola Infantil entre a cultura da Infância e a ciência pedagógica e didática”. In: ZABALZA, A.A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 21.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1997.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1993. 205 p.
HORN, M. G. S. Sabores, Cores, sons, aromas. A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 1995.
LINHARES, Juliana Magalhães. História Social da Infância. Sobral: Faculdade Inta, 2016.
NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica / Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet. – Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.
MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica. 2.ed. São Paulo, SP: Loyola, 1994.
NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica / Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet. – Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.
KUHLMANN JR, Moyses. O jardim de infância e a educação das crianças pobres final do século XIX, início do século XX. In: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira: 1875 - 1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba, PR: Inter saberes, 2012.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação de professores, praticas pedagógicas e escola. São Carlos, SP: UFSCar, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).