SALUTOGENIA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS E TEXTUAIS NA PANDEMIA COVID-19

Palavras-chave: Salutogenia. Mídia-educação. Pandemia covid-19. Educação Física. Mídias.

Resumo

O texto apresenta experiências ocorridas na segunda etapa do Projeto de Extensão “Corpo, saúde e salutogenia na pandemia COVID-19: produção de produtos audiovisuais e textuais”, vinculado ao Departamento de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Sergipe (2021-2). As atividades ocorreram quinzenalmente pelo Google Meet, possibilitando encontros com interação, diálogos e construção coletiva. Como produção obtivemos: (1) coletânea de quatro audiovisuais de curta duração tematizando sobre salutogenia; (2) um banner digital sobre os mitos da atividade física na pandemia; (3) um portfólio em forma de slides sobre portais de informação e pandemia; (4) um canal de podcast, com cinco episódios; (5) uma narrativa fotográfica sobre cuidados corporais na pandemia. Essas produções apresentam uma contribuição significativa ao campo da EF, tanto pelo diálogo com referências do campo, como também, pelas possibilidades em trazer os elementos da salutogenia na articulação com um trabalho de mídia-educação na EF.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais (UFSC), Mestre em Educação Física (UFSC) e Doutor em Educação (UFSC). Professor no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física.

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente cursando o Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

Rodrigo de Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS). 

Jadisson Góis da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência