A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Resumo
Atualmente percebe-se que as TICs passaram a se tornar essencial no processo de ensino-aprendizagem, e vem se destacando como recurso pedagógico pela facilidade que elas proporcionam. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências/Biologia em uma escola ribeirinha no município de Abaetetuba/PA. Sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas, pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o presente estudo é caracterizado como descritivo, sendo de natureza quantitativa e qualitativa. Analisar a utilização das TICs na escola ribeirinha Santa Maria, nos possibilitou verificar que as poucas tecnologias digitais utilizadas pelos professores principalmente o aparelho celular, estão proporcionando a esses educadores a quebra de paradigmas, e diversas ferramentas que possibilitam torna o processo de ensino-aprendizagem dinâmico, eficiente e inovador.
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