AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Social. Educação inclusiva. Autismo.

Resumo

Este artigo busca discutir aspectos teóricos relacionados com a prática profissional, que envolvem os processos de inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Escola Municipal. O texto analisa as dificuldades encontradas pelos profissionais dentro do processo de inclusão. A pesquisa foi aplicada em campo e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e aplicação de formulário adaptado semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e a aplicação da Escala de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão- ELASI na versão B, com o intuito de verificar a visão dos profissionais em relação à inclusão de pessoas com necessidades específicas. Por isso, sugerem-se estudos na área que favoreçam a construção de estratégias e habilidades pedagógicas para as instituições escolares do país que possibilitem os alunos com Transtorno do Espectro Autistas possam ser incluídos na educação escolar.  

Biografia do Autor

Iran Johnathan Silva Oliveira, Universidade de Gurupi (UnirG)

Doutor e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifica Universidade Católica – PUC – GO. Professor e pesquisador da graduação dos cursos de Psicologia (Ulbra/Palmas) e Medicina (UnirG). Professor em pós-graduações. Supervisor e psicólogo clínico no Instituto de Ciências, Comportamento e Tecnologia de Ensino – ICC. TECH. Paraíso do Tocantins, TO, Brasil.

Keldna Sousa Araujo, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Psicóloga. Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ ULBRA. Palmas, Tocantins, TO, Brasil.

Thallyta Katarina Santos Pimenta, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina. Universidade de Gurupi (UnirG), Paraíso do Tocantins, TO, Brasil. 

Guilherme Silva de Souza, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduando em Medicina. Universidade de Gurupi (UnirG), Paraíso do Tocantins, TO, Brasil.

Referências

AMARAL, Marciliana Baptista et al. Breve histórico da educação inclusiva e algumas políticas de inclusão: um olhar para as escolas em juiz de fora. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora-mg, v. 0, n. 16, p.1-24, jan. 2014. Semestral.
ARAUJO, Conceição A. Serralha de. Winnicott e a etiologia do autismo: considerações acerca da condição emocional da mãe. Estilo da Clínica, [S. I.], v. 8, n. 14, p.146-163, jan. 2003. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2018.
ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emmanuele Pereira de; PEREIRA, Mirian Rosa. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, Marabá, v. 14, n. 40, p.116-129, jan. 2009. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2018.
ASSISTAT, programa estatístico. Disponível em: < http://www.assistat.com/indexp.html> acessado em 19 de maio de 2019.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (Ed.). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 947 p. Tradução.
BARRETO, Claudia S. G.; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade. Polyphonía, v. 22/1, n. 1, p.1-14, jan/jun 2011. Trimestral.
BAIO, Jon et al. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2014. Mmwr. Surveillance Summaries, [s.l.], v. 67, n. 6, p.1-23, 27 abr. 2018. Centers for Disease Control MMWR Office. http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss6706a1. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2018.
BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Sao Paulo - Sp, v. 16, n. 1, p.46-55, jan. 2016.
BOSA, C. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. 1, p. 47-53, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: Acesso em: 10 de fev.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2012. Disponível em: Acesso em: 12 de fev. 2018.
BRASIL, Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2018.
CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (bauru), [S.I.], v. 23, n. 1, p.1-6, mar. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010001.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S.I.]v. 28, n. 3, p.315-324, set. 2012.
CENTERS FOR DIEASE CONTROL AND PREVENTION-CDC. Disponível em . Acessado em 04 de maio de 2018.
CHEDID, Kátia A. Kühn. Psicopedagogia, Educação e Neurociências. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 24, n. 75, p.298-300, 2007.
CUNHA, EUGÊNIO. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito
diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak
Editora, 2016.
DOCUMENTO SUBSIDIÁRIO À POLÍTICA DE INCLUSÃO / Simone Mainieri Paulon, Lia Beatriz de Lucca Freitas, Gerson Smiech Pinho. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, p. 48. 2005.
FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: O Curso de Pedagogia da faculdade de ciências e tecnologia da UNESP. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 2, p.1-16, 15 ago. 2013. Departamento de Educação FCT/UNESP. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2486.
GOULART, Paulo; ASSIS, Grauben José Alves de. Estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 4, n. 2, p. 151-165, dez. 2002 . Disponível em . Acessado em 16 de março de 2018.
GRIESI-OLIVEIRA, Karina; SERTIÉ, Andréa Laurato. Autism spectrum disorders: an updated guide for genetic counseling. Einstein (são Paulo), v. 15, n. 2, p.233-238, jun. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082017rb4020.
LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas públicas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (abrapee), São Paulo, p.431-440, jul/dez. 2008. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.
LOPES, Manuela Nunes; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato; BOECKEL, Mariana Gonçalves. A multiplicidade de papéis da mulher contemporânea e a maternidade tardia. Temas em Psicologia, [s.l.], v. 22, n. 4, p.917-928, 2014. Associacao Brasileira de Psicologia. http://dx.doi.org/10.9788/tp2014.4-18.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, 2003. Disponível em: acessado em 16 de março de 2018.
MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; CIA, Fabiana. Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p.349-358, ago. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192849.
MASI, Anne et al. An Overview of Autism Spectrum Disorder, Heterogeneity and Treatment Options. Neuroscience Bulletin. Neurosci Bull, v. 33, n. 2, p.183-193, abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2018.
NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, p.1106-1119, dez. 2015.
OMOTE, S. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 287-308, 2004. ______. A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminares. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 1, p. 33-47, 2005.
OMOTE, S. et. al. Mudança de atitudes sociais de alunos do CEFAM em relação à
inclusão. In: SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, 5, 2003, Marília. Trabalho e
conhecimento: desafios e responsabilidades das ciências: anais eletrônicos. Marília:
Unesp-Marília-Publicações, 2003.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10a rev. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008. vol.2.
PEREIRA JUNIOR, A. A. Atitudes sociais de professores da rede de ensino municipal de Guarapuava – PR em relação à educação inclusiva. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology - Communication Research, v. 19, n. 2, p.171-178, abr. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312014000200012. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2018.
SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, maio-ago. 2005.
SÃO PAULO. Sadão Omote. Unesp - Universidade Estadual Paulista (Org.). ATITUDES SOCIAIS EM RELACAO À INCLUSAO; ESTUDOS BRASILEIROS. Departamento de Educação Especial, Marilia - SP, p.639-649, 2013.
SERRA, Dayse Carla Genero. A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios e processos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de janeiro, Rio de janeiro, 2004. 113 p.
SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Atitudes sociais em relação à inclusão e concepção sobre atendimento educacional especializado na formação de especialistas em educação especial. Revista Educação Especial, Santa Maria/RS, v. 30, n. 59, p.751-762, nov. 2017. Universidad Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28431.
RODRIGUES, I.; B.; MOREIRA, L. E. V.; LERNER, R. Análise institucional do discurso de professores de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar. Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 70-83, 2012.
ROSANOFF, M.j.; DANIELS, A.m.; SHIH, A. Autism: a (key) piece of the global mental health puzzle. Global Mental Health, Cambridge University Press (CUP). n. 1, p.1-3, 2015. http://dx.doi.org/10.1017/gmh.2014.7. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2018.
ROSA, Kaliane Gomes Pio. Aquisição e generalização de comportamentos em uma criança com diagnóstico de autismo. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
VIANNA, José Antônio. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DAS CAMADAS POPULARES. Interscienceplace: Revista Internacional Cientifica [s. L.], n. 12, p.117-141, mar. 2010.
Publicado
2024-06-17