CIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavras-chave: Cidade. Educação Ambiental. Cidadania Ativa.

Resumo

Integrar as práticas pedagógicas escolarizadas à conjuntura social vivenciada pelo educando em sua cidade é uma necessidade premente, visto que na conjuntura urbana, notoriamente marcada pela artificialização das paisagens, concentra-se por volta de 85% da população do Brasil (IBGE-2020). Por meio de abordagem qualitativa, com base em pesquisa teórica e pesquisa de campo, esse estudo tem o objetivo de analisar como os múltiplos espaços não institucionalizados de educação existentes na cidade do aluno podem favorecer a efetivação de uma educação ambiental contextual, interdisciplinar, integrada e socialmente relevante. Como resultados, constatou-se que a conexão entre as metodologias de ensino e aprendizagem e a realidade vivenciada no cotidiano citadino é capaz de estimular a construção autônoma de conhecimentos por parte do educando, alicerçar o exercício da cidadania participativa e promover a conscientização para o necessário equilíbrio entre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basilio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação Brasileira pela mesma instituição. Professor Efetivo da Rede Pública do Estado do Ceará (SEDUC).

Breno de Abreu Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-doutoramento em andamento (2023, IGOT/ULISBOA). Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental; Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). É professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com atividade profissional no curso de Licenciatura em Geografia (Graduação), no Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFP.

Alexandra Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1999), doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena Laboratório de Estudos Agrários, Territoriais e Educacionais (LEATE) e participa do Projeto Nós Propomos! Geografia e Cidadania.

Referências

ALVES, J.E.D. O mundo mais urbanizado e as cidades virando saunas. EcoDebate, 27, jan. 2021. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2021/01/27/o-mundo-mais-urbanizado-e-as-cidades-virando-saunas/. Acesso em: 22 ago. 2022.

ANUÁRIO do Ceará 2022. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2022-2023. Disponível em: https://www.anuariodoceara.com.br/wp-content/themes/anuario_2022/assets/anuario-22-23.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 set. 2022.

BRASIL. LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 24 nov. 2022.

CAMARGO, J.C.G.; TROPPMAIR, H. A evolução da Biogeografia no âmbito da ciência geográfica no Brasil. In: Revista Geografia. Rio Claro: AGETEO, vol. 27, n.3, 2002, p. 133-155. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/1914. Acesso em: 25 nov. 2022.

CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas: Papirus, 2010.

CLAUDINO, S. (2018). Projeto Nós Propomos – Inovação e Cidadania na Educação Geográfica. Disponível em: http://www.igot.ulisboa.pt/projeto-nos-propomos. Acesso em: 17 out. 2022

DUARTE JÚNIOR. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2009.

FREINET, C. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Tradução: E. Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1966.

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em aberto, Brasília, DF, v. 22, n.80, p.65-81, abr. 2009.

IBGE. Conheça o Brasil: população – Educação. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317- educacao.html. Acesso em: 21 ago. 2022.

JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390.

KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

MARCÍLIO, M. L. História da Alfabetização no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SALES, V. de C. Os lençóis fortalezenses. Jornal O Povo, Fortaleza, 13 abr. 2006.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1997.

SCHAEFFER- NOVELLI, Y. (coord.). Manguezal: Ecossistema entre a Terra e o Mar. São Paulo: Caribbean Ecological Research, 1995.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SIQUEIRA, S. A. de. A educação geográfica e a cidade: a geografia escolar, o método e o ensino da cidade. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 342-358, maio 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/66600. Acesso em: 21 out. 2022.

SOUZA, C.A.; DUARTE, L.F.A.; JOÃO, M.C.A. & PINHEIRO, M.A.A. 2018. Biodiversidade e conservação dos manguezais: importância bioecológica e econômica, Cap. 1: p. 16-56. In: Pinheiro, M.A.A. & Talamoni, A.C.B. (Org.). Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista, 165 p.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

Publicado
2024-10-04