O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS AUTISTAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Tecnologia.

Resumo

A inclusão escolar é um dos assuntos mais discutidos na contemporaneidade no meio educacional, em que abarcar o aluno em qualquer condição é fator preponderante. A tecnologia auxilia na proposta de cunho inclusivo por meio de aparatos tecnológicos. Nesse cenário, o presente estudo objetiva discutir o papel da tecnologia no processo escolar, a fim de perceber sua contribuição na inclusão de alunos autistas, um dos transtornos mais detectados na área da educação. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema, com suporte em sites de busca Google Acadêmico, Scielo e demais, com critérios de inclusão trabalhos publicados nos anos de 2016 a 2021. Nos resultados, constatou-se que ferramentas tecnológicas, como computadores, laptops, aplicativos de celular, entre outros, são extremamente relevantes para a inclusão escolar de alunos autistas.

Biografia do Autor

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Letras: Libras e no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD).

Héllen Souza Luz, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS)/ Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora no Instituto Federal do Estado do Tocantins.

Robson Carlos da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) da  Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História. Bacharel em Psicologia.

Simone Lima de Arruda Irigon, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD). Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) / Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Professora da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado do Tocantins.

Referências

ALMEIDA, Clara. Indústria 4.0: aspectosgerais. 2020. Disponível em:
< https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/industria-4-0/ >. Acesso em: 15 de jan. 2022.

ALMEIDA, Glória Maria Ribeiro de. As contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem do autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 4, ed. 8, v. 7, p. 16-34, ago. 2019.

APA. Associação Americana de Psiquiatria. DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARBOSA, D. A. Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG. 2017, 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 1, p. 163-172, abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.764. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Especializado. Deficiência Física. Brasília: MEC, 2006.

BRITES, Clay. Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo. 2019. Disponível em: https://jornadaedu.com.br/tendencias-em-educacao/criancas-com-autismo/. Acesso em: 12 jan. 2022.

CARVALHO, Ana Paula. Portadores de transtorno do espectro do autismo têm direito a tratamento multidisciplinar custeado pelos planos de saúde. 2018. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI277295,81042-Portadores+de+transtorno+do+espectro+do+autismo+tem+direito+a. Acesso em: 16 jan. 2022.

CASTRO, Alberto. Indústria 4.0: o que é, impactos, benefícios e tecnologias. 2019. Disponível em: https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/industria-4-0/. Acesso em: 15 jan. 2022.

CAVALCANTE, Ingrid. O que é Educação 4.0 e como ela vai mudar o modo que se aprende. 2019. Disponível em: https://wakke.co/o-que-e-educacao-4-0-e-como-ela-vai-mudar-o-modo-como-se-aprende/. Acesso em: 17 jan. 2022.

CHIAPIN, Juliano. Como a tecnologia pode ajudar a crianças com autismo na sala de aula. 2018. Disponível em: https://sistemasmartcare.com.br/como-a-tecnologiapodeajudarcriancascomautismonasaladeaula/#:~:text=Os%20materiais%as. Acesso em: 15 jan. 2022.

COSMO, Rita Reni. Incluir: é hora de aprender. Cascavel: Secretaria de Estado e Educação, 2017.

COSTA, Abigail Codeceira. Estimular o lúdico em crianças autistas a partir do auxílio dos games educativos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2019, João Pessoa. Anais [...].João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2019.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.

FREITAS, Ana Paula Rodrigues de. Ensino remoto é ainda mais desafiador para a inclusão. 2020. Disponível em: https://www.centralpress.com.br/ensino-remoto-e-ainda-mais-desafiador-para-a-inclusao/. Acesso em: 10 jan. 2022.

GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. São Paulo. Ed. Grupo Cultural, 2014.

KALENA, F. O que os educadores querem dos recursos tecnológicos. 26 maio 214 Disponível em: http://porvir.org/porpensar/os‐educadores‐querem‐dos‐recursos‐tecnologicos/20140526. Acessado em: 26 jun.2014.

LEUCOTRON. Indústria 4.0: o que é e qual sua relaçãocoma tecnologia? 2019. Disponível em: https://blog.leucotron.com.br/industria-4-0-o-que-e-e-qual-sua-relacao-com-a-tecnologia/. Acesso em: 16 jan. 2022.

MRECH, Leny. O que é educação inclusiva? Revista Integração, Brasília, v. 8, n. 20, 2018.

NASCIMENTO, Fabiana Ferreirado; CRUZ, Mara Monteiro da; BRAUN, Patrícia. Escolarização de pessoas com transtorno do espectro do autismo a partir da análise da produção científica disponível na SciELO Brasil (2005- 2015). Revista, v. 25, n. 125, 2016.

NEVES, Leandro. Qual o impacto da tecnologia para a sociedade. 2021. Disponível em: https://weni.ai/blog/impacto-tecnologia-sociedade/. Acesso em: 10 jan. 2022.

PAULA, Ana Rita de; COSTA, Carmem Martini. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: MEC, 2017.

SASSAKI, Romeu. Entrevista especial à Revista Integração. Revista Integração, Brasília, v. 8, n. 20, 2018.

SILVA, Amós de Sousa. Percepções dos professores de apoio educacional especializado sobre a inclusão de alunos com Transtorno Espectro do Autismo. 2018. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.

SILVA, Flavia Natalia Ramos da; VOLPINI, Maria Neli. Inclusão escolar de alunos com deficiência física: conquistas e desafios. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, 2018.

SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: a educação na cultura digital. São Leopoldo: [s. n.], 2013. Projeto submetido ao CNPq para renovação da bolsa PQ.

TOZONI-REIS, Marília Freitas Campos. A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar. In: PINHO, S. Z. (org.). Cadernos de formação: formação de professores. Educação, cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 53-67. v. 3.

UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.
Publicado
2024-04-22