AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA NA EAD DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A leitura/escrita passa por diversas (trans)formações que iniciam na educação infantil, por meio dos desenhos e contação de histórias, até os estudos técnicos nas fases posteriores da escola. Durante a pandemia, a linguagem escrita e oral sofreram algumas adaptações, necessitando repensar as estratégias e intensificando o uso de metodologias ativas. Objetivamos aqui refletir sobre as metodologias ativas e seus usos, o conceito da EaD, a importância dos conteúdos literários e as condições da prática docente durante o distanciamento social imposto pela pandemia. Ancoramos nossa pesquisa nos conceitos trazidos por Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente e outros, que ressaltam a interação entre a linguagem com o uso da literatura e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Metodologicamente, usamos a abordagem qualitativa. Nesta reflexão consideramos que as multiplicidades de práxis contemporâneas possibilitaram ao docente utilizar abordagens ativas que aproximaram a formação do sujeito e o seu cotidiano.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Edição do Kindle.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 101 p. Disponível em: https://lelivros.love/book/download-pedagogia-da-autonomia-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/. Acesso em: 06 ago. 2021.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 1997. 74p. (Coleção Primeiros Passos)
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: ____ Pesquisa Social, Teoria, Método e Criatividade. Organização Maria Cecília de Souza Minayo et al. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAN, José Manuel. Desafios da Educação a Distância no Brasil. In: ____ Educação a distância: pontos e contrapontos. Organização Valéria Amorim Arantes. São Paulo: Summus Editorial, 2011. Edição do Kindle.
MORAN, Jose Manuel. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2014. Edição do Kindle.
MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Edição e-PUB.
PEREIRA, Fábio Inácio. Aprendizagem por Pares e os Desafios da Educação para o Senso-Crítico. International Journal on Active Learning, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 06-12, jan/jun. 2017. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/ijoal/article/view/76/18. Acesso em: 15 jun. 2021.
TOCANTINS, Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins. Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais - Ensino Híbrido: práticas pedagógicas, de gestão e promoção da saúde. Palmas: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/plano-de-retomada-das-atividades-escolares-presenciais-ensino-hibrido/slhat9gve0c. Acesso em: 02 jun. 2021.
TORI, Romero. Educação sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Edição do Kindle
TORNAGHI, Alberto José da Costa; PRADO, Maria Elisabette B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, 2010. Disponível em: https://pt.slideshare.net/marinicenoya/tecnologia-na-educao-tic-manual-cursista. Acesso em: 07 jul. 2021.
VALENTE, José Armando. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: Educação a distância: pontos e contrapontos. ARANTES, Valéria Amorim (org.). São Paulo: Summus Editorial, 2011. Edição do Kindle.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Edição e-PUB.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).