AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA NA EAD DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Literatura. Docência. Pandemia.

Resumo

A leitura/escrita passa por diversas (trans)formações que iniciam na educação infantil, por meio dos desenhos e contação de histórias, até os estudos técnicos nas fases posteriores da escola. Durante a pandemia, a linguagem escrita e oral sofreram algumas adaptações, necessitando repensar as estratégias e intensificando o uso de metodologias ativas. Objetivamos aqui refletir sobre as metodologias ativas e seus usos, o conceito da EaD, a importância dos conteúdos literários e as condições da prática docente durante o distanciamento social imposto pela pandemia. Ancoramos nossa pesquisa nos conceitos trazidos por Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente e outros, que ressaltam a interação entre a linguagem com o uso da literatura e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Metodologicamente, usamos a abordagem qualitativa. Nesta reflexão consideramos que as multiplicidades de práxis contemporâneas possibilitaram ao docente utilizar abordagens ativas que aproximaram a formação do sujeito e o seu cotidiano.

Biografia do Autor

Hosana da Silva de Melo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Complementação para Magistério Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBEPX). Especialista em Gestão Pública e Qualidade no Serviço pela Universidade Estadual do Tocantins. Graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Técnica de Nível Superior na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS. Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição. Vinculado como Professor Adjunto III em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT.

Referências

AGAZZI, Giselle Larizzatti; OLIVEIRA, Maria Teresa Ginde de. Formação de Professores de Literatura no Ensino a Distância. In: ____ Demandas e contextos da educação no século XXI. Organização Karina Durau. Ponta Grossa: Atena Editora, p. 162-171, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Demandas-e-Contextos-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-no-S%C3%A9culo-XXI.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Edição do Kindle.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 101 p. Disponível em: https://lelivros.love/book/download-pedagogia-da-autonomia-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/. Acesso em: 06 ago. 2021.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 1997. 74p. (Coleção Primeiros Passos)

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: ____ Pesquisa Social, Teoria, Método e Criatividade. Organização Maria Cecília de Souza Minayo et al. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAN, José Manuel. Desafios da Educação a Distância no Brasil. In: ____ Educação a distância: pontos e contrapontos. Organização Valéria Amorim Arantes. São Paulo: Summus Editorial, 2011. Edição do Kindle.

MORAN, Jose Manuel. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2014. Edição do Kindle.

MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Edição e-PUB.

PEREIRA, Fábio Inácio. Aprendizagem por Pares e os Desafios da Educação para o Senso-Crítico. International Journal on Active Learning, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 06-12, jan/jun. 2017. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/ijoal/article/view/76/18. Acesso em: 15 jun. 2021.

TOCANTINS, Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins. Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais - Ensino Híbrido: práticas pedagógicas, de gestão e promoção da saúde. Palmas: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/plano-de-retomada-das-atividades-escolares-presenciais-ensino-hibrido/slhat9gve0c. Acesso em: 02 jun. 2021.

TORI, Romero. Educação sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Edição do Kindle

TORNAGHI, Alberto José da Costa; PRADO, Maria Elisabette B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, 2010. Disponível em: https://pt.slideshare.net/marinicenoya/tecnologia-na-educao-tic-manual-cursista. Acesso em: 07 jul. 2021.

VALENTE, José Armando. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: Educação a distância: pontos e contrapontos. ARANTES, Valéria Amorim (org.). São Paulo: Summus Editorial, 2011. Edição do Kindle.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Edição e-PUB.
Publicado
2023-02-06