A HISTÓRIA QUE A EDUCAÇÃO OFICIAL NÃO CONTA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE JOVENS PRETOS

Palavras-chave: Educação Informal. Educação de Jovens. Formação Popular. Movimentos Sociais. Espaços formativos.

Resumo

Este relato de experiência se circunscreve às ações de formação de jovens pobres e pretos ao acesso às universidades públicas, ação realizada pela AFRONORTE - Associação dos Afrodescendentes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, município de São José dos Campos/SP. Objetiva-se descrever as estratégias utilizadas para que jovens concorram às vagas em vestibulares públicos. Os dados utilizados resultam de entrevista com o coordenador da Associação e observações de campo junto aos ex-alunos e docentes voluntários dos cursos. As dificuldades na manutenção do espaço físico da Associação, a falta de recursos financeiros para aquisição de materiais didáticos e pagamento das despesas correntes são limitadores da expansão das ofertas, mas não impedem de produzir resultados significativos à comunidade, quer seja no acesso às universidades públicas, gratuitas, quer seja na formação ou conscientização sobre a realidade enfrentada pelo povo preto e pobre na região e no Brasil.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Máximo Pimenta, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Doutor em Ciências Sociais. Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS), lotado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Desenvolvimento (NEID). Membro da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR).

Referências

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Publicado
2023-03-15