UM CAMINHO PARA A INOVAÇÃO NO TOCANTINS: PROPOSTA DO NOVO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Marco Legal da Inovação. Inovação no Tocantins. Sistema Estadual de Inovação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o cenário legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins (CT&I). O objetivo da pesquisa foi compreender se instituir a política de inovação estadual seria o melhor caminho para organizar, estruturar e instituir um novo cenário no Sistema de Inovação do estado. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, as quais possibilitaram a construção da Timeline da Inovação do estado, a qual demonstrou alguns fatores impeditivos de instituir uma política de inovação, no atual cenário do Sistema de Inovação, no Tocantins. Os resultados evidenciaram que o sistema de Inovação do Tocantins perpassou em diversos períodos por desestruturação, tomando uma direção contrária do que vem sendo desenhado no âmbito nacional e, a legislação estadual encontra-se desatualizada com relação ao arcabouço da legislação nacional de inovação. Diante desse cenário, sugeriu-se, ao invés de construir a política de inovação, um Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Tocantins. Concluiu-se que a atualização do arcabouço legislativo estadual de CT&I poderá ser o meio promissor para auxiliar o estado na organização do Sistema de Inovação para avançar no fomento à CT&I, ao empreendedorismo com foco no progresso e desenvolvimento regional, sendo minutado uma proposta de lei e apresentada à Assembleia Legislativa do Tocantins, em trâmite sobre o número Projeto de Lei nº. 596/2022.

Biografia do Autor

Siméia Carvalho de Oliveira Marinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Graduada em Direito pela Universidade do Tocantins (Unitins).  Advogada, assessora de Propriedade Intelectual e Inovação no Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins (UFT).

Ary Henrique Morais de Oliveira, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, professor e pesquisador na Universidade Federal do Tocantins no Departamento de Computação, Palmas - TO, Brasil. 

Glenda Michele Botelho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Ciências da Computação Engenharia de Sistemas e Computação, Professora Adjunto III do curso de Ciência da Computação e do mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal do Tocantins,  Palmas - TO, Brasil. 

Marli Terezinha Vieira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutorado em Inovação, professora e pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Ciências Contábeis e no mestrado profissional PROFNIT - UFT,  Palmas - TO, Brasil.

 

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 2 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.

CASSIOLATO, José Eduardo; LASTRES, Helena Maria Martins. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em perspectiva, v. 19, n. 1, p. 34-45, 2005.

CAVALCANTE, Pedro; et al. Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil. Enap: Ipea: Brasília, 2017.

ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice – Universidade – Indústria – Governo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GORDON, J. L. P. L. Papel do estado na política de inovação brasileira 2007-2015: uma análise do uso dos principais instrumentos. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

HAUSER G. (1997). Parques tecnológicos e meio urbano. In G. G. Paladino, & L. A. Medeiros (Orgs.), Parques tecnológicos e meio urbano: artigos e debates (pp. 85-99). Brasília: Anprotec.

MAZZUCATO, Mariana. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público x setor privado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. 2. ed. rev. Amp. São Paulo: Saraiva, 2004,
SCHUMPETER, Joseph A. (1939). Teoria do Desenvolvimento Econômico. Série os Economistas, São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

SANTOS, Jeany Catro. A institucionalização da ciência e tecnologia do Tocantins à luz do federalismo brasileiro. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins, câmpus Palmas - curso de pós-graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2015.

SANTOS. Jeany Castro dos Santos; SILVA. Mônica Aparecida da Rocha. A institucionalização da ciência e tecnologia no Tocantins (1988-2015) à luz do federalismo brasileiro. Desenvolvimento Regional em Debate, vol. 6, núm. 3, pp. 83-106, 2016 (Universidade do Contestado).

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª edição, 2014.

TOCANTINS (Estado). Lei nº 2.458 de 05 de julho de 2011, Tocantins. Dispõe sobre o incentivo à inovação e à pesquisa científico-tecnológica nas atividades produtivas do Estado do Tocantins. Disponível em https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=171723.

TOCANTINS (Estado). Lei nº 1.664, de 22 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e adota outras providências. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/lei_1664-2006_50963.PDF.

TRAJETÓRIA de luta pela criação do Tocantins. Desenvolvimento da Cultura, [S. l.], p. sn, 1 abr. 2021. Disponível em: https://adetuc.to.gov.br/desenvolvimento-da-cultura/tocantins---historia-/j-trajetoria-de-luta-pela-criacao-do-tocantins/. Acesso em: 1 abr. 2021.

UNGER, Roberto Mangabeira. Economia do Conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

SANTOS. Jeany Castro dos Santos; SILVA. Mônica Aparecida da Rocha. A institucionalização da ciência e tecnologia no Tocantins (1988-2015) à luz do federalismo brasileiro. Desenvolvimento Regional em Debate, vol. 6, núm. 3, pp. 83-106, 2016 (Universidade do Contestado).
Publicado
2023-03-15