PERCURSOS E TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS(ES) DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre o perfil dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre -UFAC, que foram formados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, nos anos de 2015-2019, no município de Tarauacá-Acre. Analisaram-se os trabalhos de conclusão de curso dos egressos de 5 turmas em três focos: socioeconômico, trajetória escolar e gênero no contexto da região amazônica, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso. A partir dessa análise, discute-se como eles influenciaram o percurso formativo desses alunos, caracterizando e definindo quem são os egressos do curso de Pedagogia/PARFOR/UFAC de 2019. Constatou-se a importância da implementação de políticas de ampliação do acesso ao ensino superior como instrumento de garantia de direitos e de valorização profissional, bem como de reconhecimento da profissão e da identidade docente desses alunos.
Referências
CORRÊA, N. C. B.; FERREIRA, J. de L.; LIECHOCKI, B. K. História de vida e formação de professores: uma pesquisa do tipo estado da arte. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020024, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv. v11i.8513. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8513. Acesso em: 22 jun. 2022.
DE MELO FERREIRA, A.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 26, p. e24977, 2020. DOI: 10.26512/lc. v26.2020.24977. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24977. Acesso em: 22 jun. 2022.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
SANTOS, Adriana Ramos dos; DAMASCENO, Ednaceli Abreu; MELO, Lúcia de Fátima; CARVALHO, Mark Clark Assen de. Contribuições do PARFOR/UFAC para a formação dos professores do campo no Estado do Acre. In: CARVALHO, Mark Assen de; SILVA, Josenilda Maria Maúes da; GONÇALVES, Rafael Marques (Org). Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores os desafios do PARFOR. Curitiba: CRV, 2020, p. 101-115.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Disponível em :< http://old.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03.pdf>. Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: p. 81-103. Acessado em: 09 jun. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).