A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO QUE APRENDEM E ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PARFOR-UNIFESSPA

Palavras-chave: Formação de Professores em Serviço. Parfor. Prática Pedagógica.

Resumo

Falar da formação docente de professores em serviço, traz em seu bojo a compreensão de uma postura docente formada em condições diferenciadas, que precisam ser repensadas de forma singular. A partir do amálgama de vários fatores presentes nessas trajetórias, perguntamos: o que é isso, a formação de professores que aprendem e ensinam matemática no contexto de um Programa Nacional de Formação de Professores? Nossa intenção é alinhavar ideias da docência na educação superior pelo prisma do formador com as dos formandos ao produzirem pesquisa. Este trabalho é tecido numa postura fenomenológica que apresenta nuances da formação de professores em serviço, que aprendem e ensinam matemática no contexto do Parfor-Unifesspa. Possibilitou identificar traços de uma identidade profissional articulada num espaço-tempo de formação, tecida numa postura diferenciada, por ser relativa e historicamente situada num cenário de formação de professores em serviço, que comungam a experiência da formação inicial compartilhada com a continuada.

Biografia do Autor

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR). Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM).  

Luiza Destefani Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Educação Matemática (UTFPR). Mestra em Educação Matemática (UFPR). Especialista em Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem (PUC/PR). Pedagoga (PUC/PR).

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando no Programa de Pós-graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR). 

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Publicado
2022-08-29