HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PARFOR-UVA

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. PARFOR. Oficina.

Resumo

Tomando por base resultados ainda preocupantes de avaliações de larga escala, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), e atentos às tendências da Educação Matemática, este trabalho procura fomentar o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso pedagógico para ensinar Matemática objetivando melhorar a aprendizagem pelos alunos. Neste contexto, a partir de um levantamento bibliográfico, buscou-se proporcionar uma oficina para os professores cursistas do PARFOR de uso de HQ para ensinar Matemática. Os professores cursistas consideraram o uso de HQ como um bom recurso para ensinar Matemática na escola básica, caracterizando-o como dinâmico, atraente, efetivo, de forma que intencionam incorporar tal prática no seu repertório na sua prática docente. A oficina foi considerada exitosa tanto para os professores cursistas do PARFOR quanto para os ministrantes.

Biografia do Autor

João Paulo Prado Almeida, Universidade do Estado do Ceará (UECE)

Mestrando em Matemática pela Universidade do Estado do Ceará (UECE). Professor efetivo do Estado do Ceará e professor colaborador da Licenciatura em Matemática/PARFOR/UVA. 

Edvalter da Silva Sena Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Matemática pela UFC. Coordenador da Licenciatura em Matemática PARFOR/UVA. Professor efetivo do curso de Licenciatura em Matemática da UVA. 

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em Estatística pela UFPE.  Doutorando em Educação pela UFPel. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA e da Licenciatura em Matemática/PARFOR/UVA. 

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Publicado
2022-08-29