OS DESAFIOS AMAZÔNICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: EM FOCO O PARFOR/UFAM

Palavras-chave: Formação de Professores/as. PARFOR. Região Amazônica.

Resumo

A formação de professores/as vem sendo discutida há décadas no Brasil com o intuito de levantar suas especificidades, a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente artigo tem o objetivo de, a partir do Plano Nacional de Formação de Professores/as da Educação Básica da Universidade Federal do Amazonas, dialogar acerca dos desafios amazônicos para a formação docente. Para isso, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental. Nossa pesquisa revela que mesmo com tantos obstáculos de formar o corpo docente na região amazônica, o PARFOR/UFAM tem sido um trabalho imprescindível, contribuindo para superar as barreiras na construção do conhecimento científico com professores/as que já lidam com os desafios amazônicos no dia a dia da escola.

 

Biografia do Autor

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. 

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. 

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. 

Jefferson Araújo do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. 

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Publicado
2022-08-29