O REAL NÃO ESTÁ NA SAÍDA NEM NA CHEGADA, ELE SE DISPÕE É NO MEIO DA TRAVESSIA: O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR
Resumo
Apresenta-se o Programa de Formação de Professores – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) destacando a formação dos professores-leigos alocados em escolas pelo território maranhense carecendo da formação docente para melhoria de sua profissionalização na sala de aula. Relata-se a experiencia do Parfor em cinco municípios maranhenses: Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Lago da Pedra e Lago do Junco, apresentando o contributo do Curso de História na formação desses professores tendo em vista a melhoria da educação local. Identificamos o início dessa formação como sendo a saída aproximando-nos da obra de Guimarães Rosa-Grande Sertão: Veredas e as experiencias exitosas na travessia dos quatro anos de formação docente com a chegada na colação de grau. Conclui-se que o Parfor é um dos programas de formação de professores que traz em sua essência a contribuição real e concreta de uma escola mais humanizada e uma sociedade mais democrática.
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