O REAL NÃO ESTÁ NA SAÍDA NEM NA CHEGADA, ELE SE DISPÕE É NO MEIO DA TRAVESSIA: O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR

Palavras-chave: Parfor. UFMA. Curso de História. Formação de Professores.

Resumo

Apresenta-se o Programa de Formação de Professores – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) destacando a formação dos professores-leigos alocados em escolas pelo território maranhense carecendo da formação docente para melhoria de sua profissionalização na sala de aula. Relata-se a experiencia do Parfor em cinco municípios maranhenses: Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Lago da Pedra e Lago do Junco, apresentando o contributo do Curso de História na formação desses professores tendo em vista a melhoria da educação local. Identificamos o início dessa formação como sendo a saída aproximando-nos da obra de Guimarães Rosa-Grande Sertão: Veredas e as experiencias exitosas na travessia dos quatro anos de formação docente com a chegada na colação de grau. Conclui-se que o Parfor é um dos programas de formação de professores que traz em sua essência a contribuição real e concreta de uma escola mais humanizada e uma sociedade mais democrática.

 

Biografia do Autor

Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciências da Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas (ICCP/Havana – Cuba) reconhecido na Pontifícia Universidade de Brasília (PUC-DF). Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de História Licenciatura, habilitação em História (graduação). Especialista em Teoria e Produção do Conhecimento História pela UNICENTRO – Guarapuava -Paraná. Docência e Tutoria a Distancia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul a nível de Especialização strito-sensu.Bolsista pelo PARFOR/UFMA (Programa de Formação de professores da Educação Básica) no curso de Pedagogia e História.

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora bolsista pelo PARFOR/UFMA (Programa de Formação de professores da Educação Básica) no curso de Pedagogia e História (2013-2020). Filiada a Associação Nacional de História - ANPUH Brasil, via Seção Estadual Maranhão.  Professora da Universidade Federal do Maranhão-UFMA - Campus de Codó/MA Curso de Licenciatura Ciências Naturais/Biologia Área de Fundamentos da Educação. 

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Publicado
2022-08-29