DE AUXILIAR DE SALA À PROFESSORA INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Início da Carreira Docente. Professoras de Educação Infantil. Auxiliares de Sala.

Resumo

Neste trabalho objetivamos analisar a constituição docente das professoras em início de carreira na Educação Infantil desde a perspectiva de suas experiências anteriores como auxiliares de sala. A pesquisa qualitativa utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a cinco professoras de Educação Infantil em início de carreira. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, destacando a experiência de auxiliar de sala para a constituição docente e a comparação entre a experiência de auxiliar e a formação acadêmica para a constituição docente. A constituição docente das professoras está fortemente ligada aos saberes da experiência e a partir desta experiência elas desenvolveram saberes pedagógicos. A experiência como auxiliar que tiveram durante suas formações iniciais e antes de se tornarem professoras foi significativa para um novo olhar à formação teórica, para a constituição de suas identidades docentes, para seus fortalecimentos no ingresso profissional e para suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Priscila de Oliveira Junges, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia. Coordenadora pedagógica da Educação Infantil -Secretaria Municipal de Educação de Ibicaré - Santa Catarina. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes - Universidade Estadual de Maringá.

Nadiane Feldkercher, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutorado em Educação. Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - Paraná. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes - Universidade Estadual de Maringá.

Referências

AKKARI, Abdeljalil; TARDIF, Maurice. A inserção profissional no ensino: alguns pontos de referência sobre uma realidade complexa. In: GUIMARÃES, Célia Maria; REIS, Pedro Guilherme Rocha dos; AKKARI, Abdeljalil; GOMES, Alberto Albuquerque (orgs.). Formação e profissão docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011. p. 124-141.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA; Maria Carmem; RICHTER; Sandra. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 271-286, 2019.

DELGADO, Ana Cristina Coll; NÖRNBERG, Marta. Do abrir-se aos pontos de vista e forças do desejo dos bebês e crianças bem pequenas. Linhas Críticas, v. 19, p. 147-167, 2013.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Monteiro. Porto: Porto Editora, 1999.

PERONDI, Marisete Maihack; FELDKERCHER, Nadiane. Desafios da iniciação profissional de professoras na educação infantil. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1. p. 1-15, mar. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 15-34.

SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. p. 9-64.

TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores [verbete]. In: OLIVEIRA, Dalila de Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

XXX, a ser adicionado após a avaliação
Publicado
2023-02-27