ENCONTROS DE UM PERCURSO: OS ENLACES ENTRE DOCÊNCIA E RELAÇÕES RACIAIS

Palavras-chave: Formação Docente. Relações Raciais. Cidade.

Resumo

Este artigo consiste em uma produção narrativa construída por meio de uma pesquisa-intervenção com dois professores autodeclarados das cores preta ou parda, com experiência de no mínimo três anos na rede pública de educação na cidade de Joinville – SC. A pesquisa se deu em um percurso de formação continuada, no decorrer de aproximadamente três meses, em que realizamos nove encontros com cada um deles, dialogando sobre docência e relações raciais, mediante cinco eixos temáticos. No presente trabalho, investigamos os percursos dos professores observando enlaces e interfaces produzidos na experiência entre a docência, a questão racial e a cidade. O processo de análise narrativa resultou em três categorias: 1) Preconceito, subjetivação e a narrativa da colonização germânica em Joinville; 2) Arte, cultura e ocupação dos espaços; e 3) A docência e suas implicações políticas. Concluímos que o percurso formativo docente se mostra potente para as discussões acerca dos imbricamentos entre docência e racialidade.

Biografia do Autor

Beatriz Migliorini Anacleto, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Graduada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville (Univille). 

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor Adjunto na Universidade da Região de Joinville - SC (Univille) na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). 

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos