CULTURAS INFANTIS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: O BRINCAR DAS CRIANÇAS E OS SABERES CULTURAIS
Resumo
O trabalho discute pesquisas sobre culturas infantis e os saberes culturais regionais da Amazônia Amapaense de crianças entre 4 e 5 anos. Investigou-se como as brincadeiras referente aos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense possibilitam a construção das culturas infantis? A pesquisa teve como objetivo geral analisar as brincadeiras, os saberes culturais regionais das crianças da Amazônia amapaense e sua relação com a construção da cultura infantil. A metodologia baseou-se no paradigma qualitativa com uso da etnografia educacional realizada a partir de pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) no Município de Santana, Amapá. Os participantes da pesquisa foram crianças de uma turma do segundo período e a professora. A análise dos dados foi realizada mediante a análise de conteúdo. Os resultados mostram que as brincadeiras das crianças têm estreita relação com os saberes culturais. A partir do brincar a criança se insere e produz cultura na comunidade ribeirinha, no contexto de compreensão dos significados, em convivência com os adultos.
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