ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES, À LUZ DO MODELO TEÓRICO RLT

Palavras-chave: Educação em Saúde. Material Didático. Educação. Saúde. Tecnologia Educacional.

Resumo

Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, que tem por objetivo descrever o processo de elaboração de material digital de Educação em Saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico Roper-Logan-Tierney (RLT). Nessa perspectiva, para o conceito ‘fases de vida’, foi considerada a ‘adolescência’ e, como material didático, foram elaborados: uma imagem interativa, para discussão prévia e posterior discussão fundamentada, tendo em vista o conceito do ‘Continuum dependência e independência’; um vídeo apresentação para apoiar a explanação dos conteúdos previamente discutidos; e um jogo interativo para avaliação da aprendizagem, tudo, levando em consideração, as atividades de vida: ‘manter um ambiente seguro’ e ‘exprimir a sexualidade’, do modelo teórico RLT. Conclui-se que as atividades educativas para os jovens são fundamentais para minimizar os riscos de agravos e que os conceitos do modelo RLT apoiam o planejamento de sequência didática com níveis crescentes de complexidade e com foco na aprendizagem ativa.

Biografia do Autor

Cintia Bastos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação (pela UFAL), Mestra em Ensino na Saúde (pela UFAL, Graduada em Enfermagem (pela UFAL). Atualmente é professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – Câmpus Arapiraca, Alagoas, Brasil.  

Layza Linayara da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - Câmpus Arapiraca, Alagoas, Brasil. 

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (pela PUC-SP), Mestre em Educação (pela UFSM), Licenciado em Ciências Biológicas (pela UFSM). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil. 

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Publicado
2022-09-06