PERMITA QUE EU FALE: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E REFLEXÕES DE UMA EDUCADORA TRAVESTI

Palavras-chave: Educação. Travesti. História Vista de Baixo.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é compreender a educação a partir das vivencias de uma professora travesti do interior do Estado do Rio Grande do Norte – RN. Nesse entremeio, busca-se contar a sua trajetória como educadora e seu processo de formação; os desafios vivenciados no processo de encontro com a o seu eu e com a professora, além de abrir espaço para as suas reflexões sobre a educação, o ensino e o papel da escola na sociedade.

Biografia do Autor

Eugênio Edberson Trindade Júnior , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando em Educação pelaUniversidade do Estado do Pará; Especialista no ensino de Geografia pela Universidade Federal do Pará; Graduado em Geografia pela universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. 

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BELCHIOR – SUJEITO DE SORTE. Felipe Vassao / Emicida / Dj Duh: Emicida. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. 3 CD (48min47s).

BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

Bento, Berenice. (2006). A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond.

Bento, Berenice. (2008). O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense.

Bento, Berenice. (2011). Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas. 19(2), p. 549-559.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a16.pdf.

BURKE, Peter. (Org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral, memória, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 15 – 66.

Jesus, Jaqueline G. (2010). Pessoas transexuais como reconstrutoras de suas identidades: reflexões sobre o desafio do direito ao gênero. In Galinkin, Ana L. & Santos, Karine B. (orgs.), Anais do Simpósio Gênero e Psicologia Social: diálogos interdisciplinares, 80-89. Disponível em http://generoepsicologiasocial.org/wpcontent/uploads/Anais_do_Simposio_Genero_e_Psicologia_Social2010


Jesus, Jaqueline G. (2010). Transexualidade: breve introdução. Correio Braziliense, caderno Opinião, p. 13, 13 de setembro.
Disponível em http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&vi ew=article&id=2191:transexualidade-breve-introducao-&catid=78:business-tech&Itemid=42

Jesus, Jaqueline G. (2012). Visibilidade transgênero no Brasil. Correio Braziliense, caderno Opinião, p. 13, 18 de Janeiro.
Disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/201 2/1/18/visibilidade-transgenero-no-brasil

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter. (Org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 40-98
Publicado
2022-08-29