LAZER NO ÂMBITO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS REFERENCIAIS DO ESTADO DO TOCANTINS

Palavras-chave: Lazer. Educação Física. Documentos Curriculares.

Resumo

Os estudos relacionados ao lazer e à educação vêm aumentando muito no meio acadêmico, mas ainda não há um consenso da maneira pela qual a temática Lazer pode ser trabalhada não apenas focando em uma disciplina específica como a Educação Física, mas de maneira interdisciplinar envolvendo diversas áreas, conteúdos e saberes. Discutir sobre o lazer no âmbito escolar é um grande desafio. Logo, neste estudo os autores buscam discutir e analisar como a temática “lazer” está presente nos documentos norteadores da Educação Básica brasileira especificamente do Estado do Tocantins. A partir disso, a pergunta norteadora é compreender: Como o lazer é abordado nos documentos referenciais da Educação Básica no Tocantins e em quais áreas o lazer vem sendo abordado e de que maneira? Nesse sentindo evidenciou-se que os documentos que norteiam os currículos das escolas é que o lazer aparece imbricado com conceitos de trabalho e saúde, mas sem uma conceituação mais consolidada do que vem a ser lazer, até mesmo de modo a ajudar os professores a trabalharem esse tema em suas aulas de maneira crítica, não apenas reproduzir que lazer se faz no tempo livre buscando prazer, mas ter subsídios para contrapor os diferentes “lazeres”, o do pobre versus o do rico, por exemplo, bem como questionar se há para todos as mesmas oportunidades de lazer.

Biografia do Autor

Alexandra Lima Tavares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Luan Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

Referências

ABRÃO, K. R.; DEL PINO, J. C. Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1776–1798, 2016.

ABRÃO, Ruhena Kelber; ABRANTES, Daniela Ribeiro; BEIERSDORF, Daiane dos Santos. A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo. Florianópolis: Zero-a-seis, v. 17, n. 31, p. 79-90, jan./jun. 2015

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/contituicao/constituicao.htm Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 13 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Bra-sília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Câmara dos deputados. Estatuto da Criança e do Adolescente. ECA. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio Acesso em: 3 ago. 2020.

BREDA, V. C. T. Dependência de Jogos Eletrônicos em Crianças e Adolescentes. Revista Brasileira de psicoterapia, v. 16, n.1, p.53-67, 2014.

BRÊTAS, Ângela. Recreação e a Psicologia Sociohistórica: novas bases, novos caminhos. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 10, 1997, Goiânia. Anais. Goiânia: Gráfica e Editora Potência, 1997. p. 1050-1056.

CAMARGO, Luiz O. de Oliveira. O que é Lazer. editora e livraria brasiliense. São Paulo, Primeira edição eBook, 2017

COLETIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO RECIFE. Educação Física: uma proposta pedagógica. In SOUZA JÚNIOR, M. et al. Educação Física escolar: Teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005, p. 217-231.

COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B. Prática de jogos eletrônicos por crianças pequenas: o que dizem as pesquisas recentes?. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 346-57, 2016.

CRUZ, D. M.; RAMOS, D. K.; ALBUQUERQUE, R. M.; jogos eletrônicos e aprendizagem: o que as crianças e os jovens têm a dizer?. Revista Contrapontos, v.12, n. 1, p. 87-96, 2012.

CUNHA, H. M. O lazer na educação física escolar como possibilidade para a formação humana de alunos da prefeitura de fortaleza, Brazilian Journal of Development, v. 6, n.5, 2020.

DA SILVA QUIXABEIRA, Alderise Pereira et al. Metodologias ativas e o ensino de educação física: uma revisão da literatura. Revista Observatório, v. 7, n. 1, p. a12pt-a12pt, 2021.

FILLIPIS A.; MARCELLINO, N. C.; Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo, Revista Movimento, v. 19, n. 3, p. 31-56, 2013.

GOMES J. et al. Exergames podem ser uma ferramenta para acréscimo de atividade física e melhora do condicionamento físico? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.20, n.3, p. 232-242, 2015.

GUERRA, P. H.; FARIAS JÚNIOR, J. C.; FLORINDO A. A. Comportamento sedentário em crianças e adolescentes brasileiros: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública, v. 50, n. 9, p. 1-15, 2016

GOMES, C. L.; MELO, V. A. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 9, n. 1, p. 23-44, 2003.

LEMOS, I. L.; SANTANA, S.M. Dependência de jogos eletrônicos: a possibilidade de um novo diagnóstico psiquiátrico. Revista de Psiquiatria Clínica, v.39, n.1, p. 28-33, 2012.

LIBÂNEO, José C. Didática. S. Paulo, Cortez Editora, 1992.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas. Papirus, 1987.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 1995

MOREIRA, M.A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, v.4, n1, p.2-17, 2011.

NASCIMENTO, O. A. S.; HINÁCIO, H. L. D. O lazer nos projetos pedagógicos de cursos delicenciatura em educação física no estado de goiás, Licere, v.22, n.4, p. 392-414, 2019.

NASCIMENTO, D. E. do et al. Formação, Lazer e Currículo: Os Cursos de Educação Física do Tocantins. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 342–361, 2020. DOI: 10.35699/2447-6218.2020.24044. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24044. Acesso em: 9 fev. 2022.

OLIVEIRA SANTANA, M. D.; MACHADO SILVA, A. P.; CARVALHO DE ARAÚJO, B.; ABRÃO FERREIRA, R. K. Conhecimentos e práticas de lazer: uma perspectiva de trabalho e saúde. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 27, p. e35146, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35146. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35146. Acesso em: 9 fev. 2022.

PEREIRA, M. A. S. Direito ao lazer e legislação vigente no brasil. Revista eletrônica do curso de Direito, v. 4, n. 2, 2009.

TABAK, M. et al. Promoting Daily Physical Activity by Means of Mobile Gaming: A Review of the State of the Art. Games for Health Journal, v.4, n. 6, p. 460–9, 2015.

SANTOS, S. M. L. et al. Legislação de esporte e lazer no rio grande do norte: rastros da política pública sobre o setor. Licere, v.22, n.2, 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação, juventude e Esporte. Documento curricular do Tocantins: Educação Infantil. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação, juventude e Esporte. Documento curricular do Tocantins: Linguagens. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação, juventude e Esporte. Documento curricular do Tocantins: Ciências Humanas e Ensino Religioso. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação, juventude e Esporte. Documento curricular do Tocantins: Ciências da Natureza e Matemática. 2019.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F.; TUBINO, F. Dicionário enciclopédico Tubino doesporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2006.

TUBINO, M. J. G. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, D. A. M. Importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SILVA, D. S. et al. Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho humano, v.11, n.3, p. 299-306, 2009.

SILVA, J. S.; PINHEIRO, D. A.; MELO, G. E. L. A utilização do xbox 360 kinect como auxilio no tratamento de pessoas com depressão, Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu, v.1, n.1, p. 151-159, 2019.

SOARES, C. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 2. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2001.

TAVARES, Alexandra Lima et al. Notas sobre a relevância dos jogos populares na educação física na infância. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 7, p. e27526-e27526, 2021.

Publicado
2024-01-22